00:00:00
OPINIÃO FORMADA
RIFADO 2 - Deu no O Globo: O presidente do PT, José Genoíno, não comentou a cassação do mandato de Flamarion, mas frisou que o processo foi iniciado antes da filiação dele ao PT: "O processo vem antes da filiação dele ao partido. Ele está licenciado do PT, ficou no partido só por seis meses". Leia mais na coluna OPINIÃO FORMADA de hoje.

Por Edersen Lima VOTOS CONTRA A assessoria de Ottomar Pinto já sabia muitos dias antes do julgamento do TSE na terça-feira, de que Flamarion Portela teria a seu favor, contra a sua cassação, apenas dois votos. Os ministros Humberto Gomes e Capputo Bastos praticamente eram votos conhecidos. O que Flamarion Portela não esperava é que o ministro Carlos Madeira fosse contundente em seu voto pela cassação. Foi o voto de Madeira que levou três ministros e mais o presidente Sepúlveda Pertence a votarem pela cassação.
PROMESSA Ottomar Pinto vai a Belém, antes da decisão definitiva do TSE sobre a cassação do governador Flamarion Portela. Ele vai orar e pagar promessa em louvor a Nossa Senhora de Nazaré, sua padroeira nos momentos difíceis de sua vida. "Nossa Senhora nunca me faltou com a sua benção", disse o brigadeiro antes de viajar hoje (4) pela manhã para o Rio de Janeiro, onde faz uma das últimas provas do mestrado sobre tratamento molecular, numa universidade carioca.
MANIFESTAÇÃO A manifestação promovida ontem por milhares de pessoas na Praça do Centro Cívico não pode ser creditada apenas ao prestígio do ex-prefeito Ottomar Pinto. Muita gente ali estava extravasando seus sentimentos de indignação e revolta com um governo que ficará marcado na história, como um governo sem diretrizes e recheado de denúncias de corrupção, desvio de dinheiro público e beneficiamento irregular da alguns poucos com o bem público.
RISCO Depois de observado o tamanho da manifestação no Centro Cívico, Flamarion deverá repensar a disposição de voltar a Boa Vista amanhã, antes mesmo da decisão do TSE sobre o recurso que impetrou para se manter no cargo. O risco de uma recepção nada calorosa por parte da população é grande.
ALEGRE Ontem, logo após o voto do ministro Capputo Bastos acompanhar o relatório do ministro Humberto Gomes de Barros, favorável à absolvição de Flamarion Portela, um assessor do governador cassado, deu um "gritinho" de alegria e fez figa. Ao final do julgamento, com o resultado de cinco a dois pela cassação, a fisionomia do alegre assessor lembrava a do presidente dos EUA, George Bush, quando informado sobre os ataques às torres do World Trade Center, em 11 de setembro de 2002, cena esta que pode ser assistida no filme "Fahrenheit 9/11".
FUTURO Confirmada a posse de Ottomar Pinto, uma reviravolta sem precedentes ocorrerá não só na administração estadual, mas na área política também. Quem era candidato ao governo já não mais será. Quem sonhava em se lançar ao Senado, pode adiar novamente o sonho.
"SECRETARIÁVEIS" Junto com a ressaca da festa no Centro Cívico, Boa Vista passará o dia com o disse-me-disse das especulações dos nomes dos "secretariáveis" de Otttomar Pinto. Ao Fontebrasil, o ex-prefeito disse que tem sim alguns nomes em mente, mas só pensará no assunto depois que a Justiça Eleitoral determinar a sua posse.
ABATIDO Visivelmente abatido, mas determinado, Flamarion Portela falou à TV Globo que não desistirá facilmente do governo. Vai recorrer às últimas instâncias judiciais, nesse caso ao Supremo Tribunal Federal, e assim manter no cargo o máximo possível.
RIFADO Para um deputado federal o PT "rifou" Flamarion Portela. "Foi tudo muito estranho (a inclusão inesperada do processo de cassação na pauta do TSE). O PT não se mostrou presente naquele momento".
RIFADO 2 Deu no O Globo: O presidente do PT, José Genoíno, não comentou a cassação do mandato de Flamarion, mas frisou que o processo foi iniciado antes da filiação dele ao PT: "O processo vem antes da filiação dele ao partido. Ele está licenciado do PT, ficou no partido só por seis meses".
INÊS ESTÁ MORTA Para técnicos do TSE ouvidos pelo Fontebrasil, Flamarion Portela terá apenas um prazo de "sobrevida" no cargo. "É o chamado jus esperniantes, direito que o réu tem em espernear contra uma decisão, só isso". Os advogados de Flamarion já o alertaram que a esperança em reverter a sua situação é mínima, mas como a esperança é a última que morre...
COMENTÁRIOS