00:00:00
TSE retoma hoje julgamentos
O TSE deverá retomar a partir de hoje(02) julgamentos importantes, entre eles um recurso contra o governador de Roraima, Flamarion Portela, licenciado do PT por suposto abuso de poder econômico e político na campanha à reeleição de 2002.
Um pedido de vista do ministro Luiz Carlos Madeira adiou o julgamento. Naquela oportunidade, o ministro Humberto Gomes de Barros, relator do processo, não chegou a proferir seu voto, porque, após exame de uma preliminar, entendeu que o recurso (21.320) deveria ser aceito como especial e não como ordinário, como pretendia a defesa.
No entanto, a Folha de B. Vista, na edição de 30 de junho, "assegura" que o voto do relator "é favorável ao governador Flamarion Portela".

da Folha Online e Fontebrasil O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Sepúlveda Pertence, reabre às 19h de amanhã os trabalhos do segundo semestre da Justiça Eleitoral. De fevereiro a junho passados, o TSE julgou 1.317 processos, sendo 801 em sessões do colegiado e 516 por despachos individuais. Além da realização das eleições municipais de outubro e das demandas decorrentes desse pleito, os ministros do TSE deverão retomar neste semestre julgamentos importantes, entre eles um recurso contra o governador de Roraima, Flamarion Portela, licenciado do PT por suposto abuso de poder econômico e político na campanha à reeleição de 2002. No fim de junho, um pedido de vista do ministro Luiz Carlos Madeira adiou o julgamento. Naquela oportunidade, o ministro Humberto Gomes de Barros, relator do processo, não chegou a proferir seu voto, porque, após exame de uma preliminar, entendeu que o recurso (21.320) deveria ser aceito como especial e não como ordinário, como pretendia a defesa. ESPECULAÇÃO No entanto, o resultado do julgamento de Flamarion Portela já foi anunciado pelo jornal Folha de B. Vista, na edição de 30 de junho, onde "assegura" na nota "FAVORÁVEL", da coluna Parabólica que "A cópia(relatório) com inteiro teor deve ter chegado a Boa Vista na madrugada de hoje, mas a coluna assegura que o voto do relator, ministro Humberto Gomes de Barros, é favorável ao governador Flamarion Portela (PT). Quase sempre a maioria de ministros do TSE acompanha o relator nesses casos. Logo...". A antecipação do voto de Humberto Gomes de Barros, feita pela Folha de B. Vista, é visto como um tiro no pé do governador Flamarion Portela. "Isso (nota do jornal) é um absurdo, uma invenção. O ministro não apresentou seu voto e aqui no TSE essa informação não vazou", disse um assessor de Humberto Gomes de Barros. Como a Folha de B. Vista obteve o voto do ministro-relator é a questão. Advogados do ex-prefeito Ottomar Pinto ingressaram com representação junto ao TSE oficializando a afirmativa da Parabólica. Segundo candidato mais votado na eleição de Roraima, Ottomar é autor do recurso que pede a cassação do mandato de Flamarion Portela.
COMENTÁRIOS