00:00:00
Melania Portilla fala sobre gênero e desenvolvimento rural no Ministério do Desenvolvimento Agrário
Em palestra realizada no dia 7 de julho, no auditório do MDA, Portilla contou sua experiência de 50 dias no Maranhão, expondo sua visão sobre a evolução democrática, no processo de construção territorial e questões de gênero, no escopo de um desenvolvimento amplo e inclusivo.

Melania Portilla, mestre costarricense em estudos de desenvolvimento, com ênfase em política e estratégias de desenvolvimento, proferiu palestra para equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ela esteve, a convite do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), 50 dias no Maranhão, participando e mediando oficinas territoriais. Em sua fala, Portilla frisou pontos importantes para se definir um Território, que deve levar em consideração a "cultura local, que se constrói por meio das características sociais e históricas, culminando numa maior coesão social e territorial".

O fortalecimento dos Territórios para a consolidação de um país, foi outro ponto amplamente abordado pela palestrante. "A promoção da igualdade na agricultura familiar; no acesso á terra, são elementos indissociáveis para a viabilização dos assentamentos rurais e, mais adiante, de um país completo". Nesse processo, a participação deliberativa seria instrumento para a formação do capital social e humano dessas regiões.

Gênero
Outro ponto levantado por Portilla foram as formas de reorganização das questões de gênero nos Territórios. Ela defende que essa abordagem deve ser realizada dentro do espectro geral do desenvolvimento territorial, com a participação de toda a comunidade, de forma paulatina e inclusiva. Segundo ela, essa questão envolve maior empoderamento de um dos gêneros, o que precisa ser tratado com certa delicadeza, a fim de não dificultar o processo completo de construção de uma nova realidade.

Para conhecer o conteúdo integral da palestra, clique aqui!

Além de várias publicações impressas de Melania Portilla, pode-se acessar algumas eletrônicas, cujos títulos e links seguem abaixo:

2001. Tecnología, Cambio Social y Equidad: Dimensiones macroanalíticas para el estudio de la Interacción TIC - Sociedad en el Contexto Latinoamericano del Siglo XXI, Fundación Omar Dengo: http://web.fod.ac.cr/investigaciones/

2000. El desarrollo de capacidades de la Juventud y la Renovación del Liderazgo en América Latina. Foro Electrónico Jóvenes en la Nueva Ruralidad organizado por el IICA-CIDER, con el auspicio del BID, la OIJ y CEPAL. http://www.iica.org.uy/foro_electronico.htm#Documentos

COMENTÁRIOS