00:00:00
OPINIÃO FORMADA - Pepino

Pelo o que foi conversado durante o vôo de mais de sete horas de Boa Vista a Brasília, na madrugada de quarta-feira (14), mais um pepino, daqueles bem grande, está prestes a cair no colo do presidente do PT, José Genoíno. A diretoria de uma estatal que sofre investigação estaria a título não se sabe bem do quê, "doando" para duas gulosas "catitas" - uma cegueta e outra perneta - a bagatela de R$ 100 mil por mês. Leia mais na coluna 'OPINIÃO FORMADA'.

Por Edersen Lima PEPINO Pelo o que foi conversado durante o vôo de mais de sete horas de Boa Vista a Brasília, na madrugada de quarta-feira (14), mais um pepino, daqueles bem grande, está prestes a cair no colo do presidente do PT, José Genoíno. A diretoria de uma estatal que sofre investigação estaria a título não se sabe bem do quê, "doando" para duas gulosas "catitas" - uma cegueta e outra perneta - a bagatela de R$ 100 mil por mês. Como os auditores que fiscalizam a estatal foram monitorados dia e noite, é provável que a documentação sobre a verdadeira situação da estatal só chegue a Genoíno pelas mãos da imprensa. O Globo e a Veja já estão com o briefing do assunto.
DESELEGÂNCIA No mínimo uma deselegância. A atual secretária de Articulação Municipal e Política Urbana do governo do estado, Maria do Perpétuo Socorro, de férias no Caribe, soube pelos jornais que será exonerada.
O QUE FEZ? Aliás, pelo estado em que a cidade se encontra, é de se questionar o que Hipérion Oliveira fez em Pacaraima para ser secretário de Articulação Municipal e Política Urbana.
REDUÇÃO DE JUROS O Banco do Brasil reduziu as taxas de juros. No CDC, a taxa mínima de juros baixou de 2,49% para 1,90% ao mês. Já a taxa máxima recuou de 4,99% para 4,49%. No cheque especial, informou Molina, só houve queda na taxa mínima: de 2,49% para 1,85% ao mês. Os juros máximos foram mantidos em 7,33%. No cartão de crédito, a taxa mínima baixou de 2,49% para 2,30% e a máxima, de 7,33% para 6,99% mensais.
DUELOS DE ANJOS Comum nas eleições em Roraima, o enfrentamento entre candidato filho da terra e um "de fora" promete uma disputa interessante para 2006: o duelo dos íntegros, políticos que para serem santos só faltam as auréolas. O senador Augusto Botelho - puro e sem vícios - deverá enfrentar o não menos ético e honesto Romero Jucá. O amigo leitor pode anotar a informação.
AVISO Manda quem pode e obedece quem tem juízo. A frase cai como uma luva para o Ministério Público de Roraima. Há dois meses o senador Romero Jucá avisou em público que "nenhum promotorzinho" iria atrapalhar o trabalho da prefeita Teresa Jucá. O relatório do Tribunal de Contas do Estado sobre investigação feita na Cooserv, cooperativa que contrata gente em Brasília para não bater ponto em Boa Vista com altos salários e indicadas diretamente pela prefeita está esquecido no MPE, que por sua vez, evita até tocar no assunto.
AVISADO Num tempo não muito distante, o atual procurador-geral do MPE, Edson Damas (foto) enquanto promotor, fazia de tudo para levar à Justiça as investigações que chefiava. E hoje, será comodismo ou reflexo do aviso de Romero Jucá?
SAMBA DO CRIOULO DOIDO E por falar no MPE, que coisa foi aquela de ontem (15)? Numa hora tinha coletiva, noutra não tinha mais, depois era mais tarde. O concurso sofreria ação, depois esquece tudo e vamos para casa.
CONVITE O governo do estado está preparando uma festa no Aipana Hotel em comemoração ao terceiro ano do Linhão de Guri. Várias autoridades e celebridades macuxis já foram devidamente convidadas, resta saber se o ex-governador Neudo Campos, do qual o atual Flamarion Portela foi vice e secretário, será convidado. Em tempo, Neudo foi o autor e responsável pela conclusão do projeto.
SITUAÇÃO CAÓTICA Classificados de "viúvas" de Ottomar Pinto, correligionários do brigadeiro já não suportam mais a espera do tão sonhado julgamento do governador Flamarion Portela. Como nada de positivo aconteceu até agora, umas "viúvas", até já colocaram a casa para vender diante da situação caótica que se encontram.
PAGAMENTO O reajuste dos servidores públicos federais, negociado desde maio com o governo, será pago em duas vezes. Na folha de julho, prevista para 3 de agosto, o salário estará corrigido de acordo com o aumento de gratificação acertado separadamente por cada categoria. Dez dias depois, no dia 13 de agosto, o funcionalismo vai receber os valores referentes aos meses de maio e junho - o reajuste é retroativo a maio.
QUESTÃO De um assíduo leitor do Fontebrasil: "Se o senador Romero Jucá é tão influente a ponto de ser o único de Roraima a aparecer na lista do Diap, por que ele que foi líder do governo passado e é vice líder do atual, não resolveu a questão fundiária de Roraima? Com a palavra, Romero Jucá.
ONDE? Perguntinha que muitos se fazem em Boa Vista: Se perder a reeleição, a prefeita Teresa Jucá vai morar onde, em Recife ou Brasília? A questão é compreensível, quando deixou a Prefeitura em janeiro de 1997, Teresa se mudou para Brasília e só voltou a Boa Vista na campanha eleitoral de 2000.
COMENTÁRIOS