00:00:00
OPINIÃO FORMADA
GRAVAÇÃO - A ex-coordenadora da folha de pagamento do estado, Sônia Natrod, passou a manhã inteira de ontem (12) gravando depoimentos na TV Caburaí, retransmissora controlada pelo senador Romero Jucá. Na pauta de depoimentos, Sônia, agora, tentará excluir Flamarion Portela, acusando somente Neudo Campos de ser o mentor da "folha de gafanhotos". Em tempo, Sônia Natrod já enumerou várias pessoas como responsáveis e conhecedores do esquema do qual a própria se beneficiou presenteando-se com todos cargos. Saiba mais lendo a coluna 'OPINIÃO FORMADA' de hoje.

Por Edersen Lima
GRAVAÇÃO A ex-coordenadora da folha de pagamento do estado, Sônia Natrod, passou a manhã inteira de ontem (12) gravando depoimentos na TV Caburaí, retransmissora controlada pelo senador Romero Jucá. Na pauta de depoimentos, Sônia, agora, tentará excluir Flamarion Portela, acusando somente Neudo Campos de ser o mentor da "folha de gafanhotos". Em tempo, Sônia Natrod já enumerou várias pessoas como responsáveis e conhecedores do esquema do qual a própria se beneficiou presenteando-se com todos cargos.
TÉCNICOS Problemas técnicos impediram que a jornalista Rose Vitali, que será responsável pelo marketing da campanha de Neudo Campos, chegasse na madrugada de hoje (13) a Boa Vista.
CADÊ O DINHEIRO? Com redução de mais da metade dos gastos com a folha de pagamento, com aumento nas transferências do FPE, sem despesas com obras, ninguém entende como o governo Flamarion Portela atrasa pagamentos de fornecedores e prestadores de serviço. Com isso, os boatos de que o dinheiro que sobra está servindo para bancar os gastos com advogados que defendem o governador nos processos que responde no TSE e no STJ, só crescem.

RECEITA A lista contento o patrimônio dos candidatos a prefeito nestas eleições expôs o quanto é frágil e desprovido de finalidade o principal órgão federal para o combate à sonegação e à corrupção: a Receita Federal. As declarações de bens de alguns dos candidatos, incluindo uns de Boa Vista, afrontam a nossa inteligência e mostram que a Receita Federal só serve mesmo para pegar peixe pequeno, pois os grandes nadam livremente.
CONTA DO TELEFONE Os brasileiros chegarão ao fim de 2004 pagando 15,59% mais para usar o telefone fixo. Além do reajuste anual de 6,89%, autorizado no início do mês pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia fixa ainda podem aumentar as tarifas em mais 8,7%, para compensar o reajuste de 2003, que, por decisão judicial, ficou abaixo do que as empresas poderiam aplicar.

DEMOCRACIA Político é aquele que volta e meia defende os valores da democracia. Pois bem, isso seria até digno se não fosse irônico ver que a democracia pregada é só parte da retórica, se não, vejamos o mais recente exemplo disso: Todo o PDT roraimense queria coligar com o PP, porém, a posição "democrática" do senador Augusto Botelho não permitiu a composição.
DEMOCRACIA 2 Mas a tal a posição "democrática" de Augusto Botelho não é exclusividade sua. Em todas as eleições, presidentes de partidos agem assim. Em 1998, Getúlio Cruz presidia o PSDB e foi o candidato ao Senado debaixo de pesquisas que apontavam que o grande favorito não só do partido como de todos os candidatos de outras siglas era o deputado Luciano Castro. Há dois anos atrás, Álvaro Celeste, que nunca teve um mandato eletivo, quase impediu que três deputados estaduais concorressem à reeleição.
DESTEMPERO A acusação que o senador Romero Jucá fez contra o x- governador Neudo Campos, de que ele "tinha é que assumir a filha (fora do casamento) que tem em Manaus" pode se transformar num tiro no pé. Qual eleitor, com culpa ou sem culpa no cartório gostaria de sofrer tal acusação em público? Nesse episódio, Romero Jucá destemperou feio.
DECISÃO Quando enfim foi ouvido pela "cúpula de dois membros" do PT, formada pelo deputado Titonho Beserra e pelo seu conselheiro Pablo Sérgio, o governador Flamarion Portela não titubeou: "Vamos apoiar Teresa da forma como ela quiser, sem indicar vice ou qualquer outra coisa". O apoio do governo será substancial para a candidatura da prefeita. Estruturas das secretarias de Educação e Saúde já estão sendo montadas para tanto. Isso, sem contar com outros tipos e formas de apoio classificadas singelamente "caixa- dois".

"EFEITO CASCAVEL" Dependendo da performance nesta eleição para Prefeitura de Boa Vista, o vereador Otoniel Ferreira poderá ser um agravante para o deputado Luciano Castro e para o vice- governador Salomão Cruz, avalistas dessa candidatura. É que caso não se eleja e repita o "fenômeno Cascavel", as pretensões futuras de Luciano e Salomão podem ir para o brejo e não para o Palácio Hélio Campos.
COMENTÁRIOS