00:00:00

Helena Lima inicia circuito de avaliações técnicas em cinco municípios

Expectativa é apresentar cerca de 3 mil crianças do futebol de base a olheiro reconhecido nacionalmente pela descoberta de jovens talentos


Uma grande peneira realizada pelo Instituto Meu Norte, ação promovida pela deputada Helena Lima, começou nesta quinta-feira (4) pelos municípios de São João da Baliza e Rorainópolis. A iniciativa, que segue ao longo da semana por Alto Alegre, Mucajaí e Boa Vista, deve alcançar cerca de 3 mil crianças e adolescentes de todo o estado.


O evento trouxe a Roraima o treinador e avaliador técnico Tales Kanu, presidente do Desportivo Real/GO, scout do Santa Clara (Portugal) e da Dunkirk Sports. Ele é reconhecido nacionalmente pela descoberta de jovens talentos e pela articulação com clubes dentro e fora do país. As avaliações técnicas são gratuitas, envolvendo jogadores de 8 a 14 anos. 


Para Helena Lima, investir no esporte é investir no futuro. “Roraima tem muitos talentos que alcançaram o mercado nacional graças a projetos como este. E temos também roraimenses ocupando espaços de grande responsabilidade no esporte brasileiro, como o Samir Xaud, presidente da CBF, um feito que fortalece a representatividade do Norte e pode impulsionar o desenvolvimento do esporte no estado. Quero ver ainda mais jovens conquistando espaço e mostrando ao Brasil a força do esporte roraimense e a qualidade do nosso povo”, afirmou.


Um diferencial do projeto é que os atletas aprovados já seguem para treinamento, moradia e escola, sem precisar passar por nova peneira. “O atleta só não vai se não quiser. Ele já vai aprovado para morar na cidade, treinar no clube e ser visto por grandes equipes”, destaca o presidente do Instituto Meu Norte, Wemerson Matos.


A ação faz parte da segunda edição do Estrelas Roraimenses. No ano passado, 22 crianças foram aprovadas, e hoje 11 jovens do estado já vivem e treinam fora de Roraima graças ao projeto.


Esporte


Desde 2023, Helena Lima tem o esporte como uma de suas principais bandeiras. São mais de 50 projetos sociais apoiados, a maioria deles na área de esportes, em várias modalidades. Um exemplo é a Copa Helena da Asatur, que já reuniu mais de 1.500 jovens e se tornou uma das competições mais esperadas do calendário local. 


Somando projetos, eventos e iniciativas de base, já são mais de R$ 800 mil investidos pela parlamentar em ações voltadas para inclusão, disciplina, desenvolvimento físico e novas oportunidades para a juventude.


Últimas Postagens