Após sofrer uma queda e receber orientação médica para repousar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está se recuperando bem e aproveitou o dia anterior para descansar, segundo informações de seus aliados. A primeira-dama, Janja, tem sido a responsável por atualizar as informações sobre a saúde do presidente, de acordo com fontes próximas. No geral, o clima ao redor de Lula é de tranquilidade.
O incidente ocorreu na noite do último sábado (19), quando Lula escorregou no banheiro e bateu a cabeça, resultando em cinco pontos. Ele foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde passou por exames e foi liberado após receber cuidados médicos.
Por conta do acidente, o presidente teve que cancelar uma viagem à Rússia, já que os médicos recomendaram evitar deslocamentos longos e o mantiveram sob observação por 72 horas. Após esse período, novos exames serão realizados para avaliar o ferimento, incluindo exames de imagem que verificarão a situação do sangramento na região temporal.
O governo tem se empenhado em garantir total transparência sobre o estado de saúde de Lula, reforçando que ele continua trabalhando, mesmo após o acidente. O presidente, inclusive, deve participar remotamente da cúpula do Brics, que seria o motivo de sua viagem à Rússia.