- 26 de novembro de 2024
Desde 2013, o programa Família Que Acolhe atua no fortalecimento dos vínculos familiares em Boa Vista. E nesta segunda-feira, 23, este trabalho completa 11 anos de história.
Por coincidência, o aniversário é celebrado com a 8ª edição da Semana do Bebê, uma combinação que faz todo o sentido. Afinal, a Capital da Primeira Infância não poderia ficar “de fora” do Selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Além disso, o evento oferece uma programação informativa e dinâmica para as famílias, seguindo orientações essenciais no desenvolvimento da primeira infância. Durante o primeiro dia, a manhã foi dedicada ao tema “O Brincar e a Natureza” e ocorreu no Parque Municipal Germano Augusto Sampaio. Dessa forma, o objetivo foi proporcionar um momento de conexão com a natureza.
“A nossa cidade tem diversas opções de lazer para as crianças. Praças e parques são lugares que incentivam a ludicidade ao ar livre, algo muito importante no desenvolvimento infantil. Este ano, a Semana do Bebê relembra para a nossa sociedade que Boa Vista é um ótimo lugar para auxiliar na criação saudável de uma pessoa”, afirmou a secretária municipal de Projetos Especiais, Andréia Neres.
Responsável por ministrar a palestra, a psicóloga Fabíola Menezes, de 31 anos, reforça os benefícios das atividades. “Nessa fase inicial, é fundamental aproveitar tudo que auxilia na formação das crianças. Então, a ideia principal é que as famílias possam lembrar de inserir na rotina dos bebês o brincar na natureza. O contato com o mundo fora de casa é essencial nesse processo”, disse.
Zayan Gabriel tem apenas 2 aninhos e quatro meses, mas possui energia “de sobra”. Os pais, Élia Rodrigues, 30 anos, e Carlos Átila, 42, são professores e entraram no programa durante a gestação. Então, Eles reconhecem que o FQA ajudou na percepção de como seguir o melhor caminho na criação do pequeno Zayan.
“Já tenho a prática de passear com o Zayan nas praças. E com a atividade de hoje, vejo que estou fazendo muito bem. Costumo levar bicicleta, bola ou apenas aproveitar o momento com ele. Fico sempre pertinho e de olho para garantir a segurança, mas ele fica livre para explorar. Isso o afasta um pouco das telas (celular e tablet) e o aproxima da brincadeira”, contou a mamãe Élia, orgulhosa.
Para a beneficiária Géssica Santos, uma autônoma de 23 anos, o momento foi ótimo para a sociável Emily Emanuelle, sua filha de 2 anos e cinco meses. A bebê adora interagir e brincar com outras crianças.
“Participar do FQA é maravilhoso, pois eles nos mostram outras formas de enxergar a gestação e os primeiros anos do bebê. São diversos conhecimentos novos. Assim, a Emily adora passear, principalmente para conhecer animais. Ela amou esse dia ao ar livre, diferente de como costuma ser quando os encontros são na sede do programa”, relatou Géssica.
CRAS e UBS – Além disso, a Semana do Bebê acontece também nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Unidades Básicas de Saúde da capita, onde os profissionais de cada prédio são os responsáveis pelas atividades familiares.
Terça-feira, 24
Fonte: Roraima em Tempo