- 25 de novembro de 2024
Campanha de Intensificação da Vacinação Contra a Febre Amarela da Prefeitura de Boa Vista (PMBV) segue nos 32 pontos fixos e seis volantes em toda a cidade. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a ação já imunizou centenas de moradores, como foi o caso da dona de casa Rosa Maria dos Santos.
Ela recebeu o imunizante no ponto de vacinação do Terminal de Ônibus José Campanha Wanderley, Centro de Boa Vista, e destacou a importância de manter o cartão sempre atualizado, como um ato de amor não apenas a si própria, mas também como forma de cuidar da família.
“Eu acho muito importante a gente cuidar da nossa saúde. E procurar se vacinar faz parte disso, de se prevenir e prevenir nossa família. Às vezes, o mosquito te morde e depois você vai visitar ou ver algum parente que não se protegeu. É perigoso. Por isso, eu sempre estou com meu cartão em dia”, disse.
Assim, o público-alvo da campanha são crianças de 9 meses a 3 anos e 11 meses (para a primeira dose da vacina), a partir dos 4 anos (para a dose de reforço) e adultos de até 59 anos, que não possuem nenhum registro da vacina, para a dose única. A campanha segue nos 38 pontos de vacinação até o dia 9 de junho.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, reforçou que a vacina é uma das mais eficazes formas de prevenção. Por isso, a prefeitura ampliou os pontos para além das unidades básicas de saúde.
“Com isso, trazemos sensibilidade, de uma forma visível, ocupando esses locais de grande movimentação. Estamos preocupados com a situação epidemiológica e precisamos aumentar a cobertura vacinal”, explicou.
Para a Elisa Camilo, que buscou a vacina no Terminal do Centro, as campanhas da Prefeitura mostram cuidado e preocupação com a população, que muitas vezes não tem tempo de se dirigir a uma UBS.
“Estar em um lugar como o terminal ou o próprio Parque do Rio Branco, onde tem muita gente, é uma forma de facilitar que a gente se cuide. Eu aproveitei para checar se meu cartão está em dia e ele está atualizado. Então, eu deixo esse recado: população, se vacine”, destacou.
Fonte: Roraima em Tempo