- 25 de novembro de 2024
A Vila Olímpica Roberto Marinho recebeu no último sábado (18), a principal competição paralímpica do país, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa – Etapa Boa Vista. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) organizou o torneio junto com apoio da prefeitura. Mais de 100 paratletas competiram nas modalidades de atletismo, natação e tiro com arco.
O evento contempla as etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE). Incluindo Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares, assim como Intercentros (competição entre alunos dos centros de referência do CPB).
De acordo com Paulo Lozinska, diretor Jurídico e de Compliance do CPB, a estrutura da Vila Olímpica surpreendeu. Para ele, é um importante equipamento esportivo para o Estado, de alta qualidade, que contribuí para estimular a iniciação e a prática esportiva.
“A gente fica muito feliz quando chega a um local e vê essa instalação à disposição, sendo bem conservada e utilizada por todos. A gente fica satisfeito com esse espaço, que tem uma pista de atletismo com excelente qualidade para treinamento, muito bem preservada. Também ficamos impressionados com a área das piscinas e assim a gente nota a importância que é dada ao esporte aqui”, disse Lozinska.
Conforme Vinícius Denardin, coordenador do Centro de Referência Paralímpico de Roraima (CRP-RR), o apoio da Prefeitura de Boa Vista aos paratletas, com a disponibilização da vila para os treinamentos, valoriza a prática esportiva e ajuda o desenvolvimento.
“A Vila Olímpica é o lugar ideal onde nós desenvolvemos nossos atletas paralímpicos, de forma que cheguem a uma competição de nível nacional, preparados para disputar com atletas de todo o país e até mesmo do mundo. Temos mais de 50 paratletas que descobriram, através do esporte, uma porta para a transformação social e incentivo à vida. Eles treinam diariamente utilizando a estrutura completa da Vila”, disse.
Uma dessas paratletas é a jovem Camila Evelyn, 13 anos, que saiu toda orgulhosa da competição de atletismo com as medalhas de primeiro lugar. “Foi tudo maravilhoso. Aqui na Vila é que eu me encontro e encontro pessoas como eu. Estou muito feliz e quero seguir assim, vencendo sempre”, disse.
A Prefeitura é a maior incentivadora do esporte em Roraima. A Vila Olímpica Roberto Marinho é um exemplo disso, com um amplo espaço que estimula a prática de esportes e a qualidade de vida em Boa Vista.
Para isso, conta com quadras, campos de futebol, piscinas, pistas para corrida e caminhada, bem como dois ginásios. E tudo está à disposição da população. É na vila que mais de 1.600 crianças e adolescentes integram o Centro de Iniciação Esportiva (CIEP), uma das principais ferramentas de incentivo ao esporte da prefeitura.
Fonte: Roraima em Tempo