- 25 de novembro de 2024
A Prefeitura de Boa Vista, firmou convênio com o Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (Iteam) e garantiu a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para toda população boa-vistense pelos próximos 5 anos.
O prefeito Arthur Henrique (MDB) participou da cerimônia especial nesta quinta-feira (8) para celebrar o convênio.
Já ocorreu o início de dois cursos: Empreendedor de Impacto e Pós-graduação de MBA em Gestão Ágil de Projetos e Processos.
Um total de 110 pessoas participam dos cursos, ministradas por profissionais de peso, com grande experiência na área. Arthur Henrique destacou que essa parceria vai contribuir com um dos principais objetivos: tornar Boa Vista um polo de formação de capital humano para área de tecnologia.
“Esse é apenas o início de um trabalho muito forte, pois sabemos que Roraima possui profissionais com imenso potencial. Com a oferta desses cursos, damos a eles a oportunidade de se profissionalizarem e fazerem a diferença no mercado de trabalho. Além disso, reconhecemos que nosso estado se desenvolverá de fato quando a população aderir à cultura do empreendedorismo”, falou.
Na ocasião, o diretor administrativo-financeiro do Iteam, Kleber Mantovanelli, anunciou duas novas pós-graduações. Os cursos vão ser divulgados em breve. Os cursos são financiados com recursos da Lei de Informática, por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).
“Quando viemos para Boa Vista, enxergamos uma grande necessidade de desenvolvimento de mão de obra na área de tecnologia. Roraima é um estado com grande potencial no agronegócio, por exemplo. É uma área que pretendemos investir também. Outro projeto que nos chamou atenção foi a robótica educacional desenvolvido aqui no CCTI. Nossa ideia é melhorar ainda mais essa iniciativa”, disse.
José Nunes trabalha na área de assessoria empresarial de pequenas e médias empresas. Ele, junto à sua equipe de trabalho, optou pelo curso Empreendedores de Impacto.
“O ITEAM é uma instituição de peso e não tínhamos dúvida que a grade curricular do curso seria de excelência. Estamos muito felizes com essa oportunidade única e esperamos contribuir para o crescimento do nosso estado”, contou.
Gabriel Chaves tem formação em administração e optou pela pós. Segundo ele, as expectativas para o curso estão altíssimas. “Como sou de Roraima e faço parte dessa nova leva de profissionais, tenho um apreço muito grande pela minha terra e a todo momento fico pensando em formas de contribuir para o desenvolvimento do local onde eu nasci”, falou.
Do mesmo modo, o Empreendedor de Impacto incentiva a criação de startups nos municípios que integram a Amazônia Ocidental e Amapá, contribuindo também para o fortalecimento do cenário nacional. Foram ofertadas 80 vagas. Dessa forma, ao final, os alunos apresentarão propostas inovadoras, viáveis para o mercado.
Além disso, os cinco melhores projetos vão receber premiação de R$ 65 mil, cada. Assim, a Pós-graduação de MBA em Gestão Ágil de Projetos e Processos tem como principal objetivo contribuir para que empresas se tornem mais eficientes, reduzindo desperdícios e aumentando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. São ofertadas 30 vagas. Mais informações acesse aqui.
Fonte: Roraima em Tempo