- 25 de novembro de 2024
Uma comitiva da Jordânia está em Boa Vista para conhecer iniciativas voltadas à primeira infância desenvolvidas na capital. O grupo é composto por representantes do governo, líderes de organizações não governamentais (ONG’s) e engenheiros especializados em planejamento urbano. Além disso, conta com a participação de membros da Fundação Van Leer no Brasil, Jordânia e Holanda.
Até esta terça-feira (20), o grupo cumpre uma extensa programação, que se iniciou com uma reunião no Palácio 9 de Julho com o Comitê da Primeira Infância, formado por membros das secretarias de Obras, Educação, Tecnologia e Inovação, Turismo e Cultura, Habitação e Urbanismo, Social, Comunicação, Saúde e de Planejamento e Finanças.
Durante a reunião foi apresentado o “Cidade Social”, plataforma exclusiva da prefeitura desenvolvida para identificar, de forma efetiva, famílias em situação de vulnerabilidade social, permitindo assim a integração de dados de todas as áreas da prefeitura. Na oportunidade, foram destacadas as melhorias feitas no sistema em parceria com a Fundação Van Leer (FVL).
“Estive aqui em 2019 e estou impressionada com os avanços do trabalho voltado à primeira infância feito em Boa Vista. Jordânia pode aprender muito com isso, levando para o país, que tem muitos desafios similares aos nossos, esse exemplo de como um município pode ajudar de fato, no desenvolvimento das crianças e de uma família como um todo”, explicou Andrea Torres, diretora de apoio a Programas e Aprendizagem da FVL, na Holanda.
Boa Vista recebe pessoas do mundo inteiro que vêm conhecer a política pública de primeira infância desenvolvida na cidade. Isso porque Boa Vista foi a primeira capital do Brasil a instituir um programa voltado exclusivamente para as crianças. Trata-se do ‘Família que Acolhe (FQA)’, que se tornou referência mundial.
“É uma grande satisfação saber que somos modelo para iniciativas como essa no mundo inteiro. Nossa cidade é toda pensada e planejada para a primeira infância, desde as nossas escolas, abrigos de ônibus, Unidades Básicas de Saúde, os espaços públicos. Nos eventos promovidos pela prefeitura, os pequenos sempre contam com uma atenção especial: espaço para leitura, pinturas e brincadeiras, além de fraldário e cantinho de amamentação para que mamães e bebês tenham mais conforto. Essas trocas de experiência são fundamentais e servem para fortalecermos ainda mais o trabalho desenvolvido em Boa Vista”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Segundo Amal Ireifij, diretora geral do Royal Health Awareness Society (Sociedade Real de Conscientização da Saúde) na Jordânia, essa troca de experiências é importante para que boas práticas e iniciativas possam ser replicadas em outras partes do mundo.
“Estou muito grata com essa oportunidade de conhecer de perto o trabalho pela primeira infância desenvolvida em Boa Vista. É uma forma de obtermos conhecimentos técnicos e científicos para aplicarmos esse modelo de sucesso na Jordânia”, disse.
Conforme Farah Jadallah, representante da FVL na Jordânia, a ideia é levar como exemplo os conhecimentos e projetos voltados à primeira infância aplicados em Boa Vista. “Temos uma comitiva de 11 participantes da Jordânia, membros do governo federal e da sociedade civil. Eles vieram justamente conhecer os equipamentos de educação, assistência social, saúde e claro, os projetos da prefeitura pela primeira infância. Estamos encantados com o programa Família Que Acolhe que integra todas essas políticas voltadas para as crianças e também para os seus cuidadores”, afirmou.
Para a secretária municipal de Projetos Especiais, Andréia Neres, é sempre um privilégio recepcionar pessoas de todos os lugares do mundo e mostrar um pouco do que é desenvolvido em Boa Vista. “É um trabalho que a gente faz com muita dedicação, compromisso e buscando melhorias contínuas. Então, servir de referência como uma boa prática só mostra que estamos no caminho certo na construção de uma política de primeira infância de qualidade”, disse.
A comitiva também visitou ontem (19) a sede do FQA, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Centenário e Bosque dos Papagaios. Nesta terça, o grupo visitará a UBS Aygara Motta, para conhecer o chamado ‘Baby Spa’. O serviço oferecido no local tem o objetivo de incentivar o cuidado, assim como o desenvolvimento das crianças nos primeiros meses de vida.
O grupo também visitará o Núcleo de Creches Cidade Satélite e Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Rede Municipal de Ensino. Além disso, a comitiva conhecerá o Caminhos da Primeira Infância na Praça do Nova Cidade e Complexo Ayrton Senna.
Fonte: Roraima em Tempo