- 26 de novembro de 2024
Semana passada, dois deputados federais comentaram comigo que Antônio Denarium só estava indo a Dubai porque queria encontrar um meio de falar com Lula, e que a conversa seria a de pedir a Lula para não deixar o seu governo interferir no julgamento da sua cassação no TSE.
Aí, ontem, vem a notícia que a ilustre desconhecida Angela Lira que vem ser esposa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e que virou adjunta da Representação do Estado em Brasília, foi liberada para, também, viajar para Dubai. Ninguém do governo explicou o porquê do governador levar a mulher de Arthur Lira nessa viagem.
Aliás, nem há justificativa plausível para o próprio Denarium se abalar para o Oriente Médio numa conferência mundial sobre o clima, quando ele ajudou a desmatar e poluir rios com a permissão que deu ao garimpo ilegal em terras indígenas.
Mas eis que um dos deputados que falaram sobre a viagem a Dubai na semana passada, levantou uma hipótese, essa, sim, plausível, para Denarium junto com a mulher de Arthur Lira irem à Cop 28.
"A Angela foi como interlocutora do marido junto a algum assessor do Lula para que ele atendesse pedido do Lira e recebesse, nem que por 10 minutos, o Denarium. Só ela, como esposa do Lira e "assessora" do governador teria essa bagagem," especulou a fonte, descartanto o secretário de Comunicação Weber Negreiros, e a representante Gerlane Bacarin, que é quem, no caso de alguma relevância da Representação, teria que ter ido a Dubai, com qualquer poder de intermediar uma audiência com Lula.
Colabora para essa teoria, o fato de que Angela Lira viajou sem ônus para o estado, ou seja, alguém tirou grana do bolso para bancar sua viagem, claro, em classe executiva. Alí, não foi a adjunta de qualquer coisa, foi a mulher do poderoso presidente da Câmara e maior fisiologista político do Centrão.
E essa foi a pergunta que fiz ontem: quem bancou a viagem da mulher de Arthur Lira e por que bancou?
A resposta pode está, realmente, no fato de ser ela o elo para que Lula recebesse Denarium, depois que o marido articulou isso com algum assessor do presidente que quis fazer média para os dois lados.
Se essa "operação Dubai" deu certo pra Denarium, ainda não se sabe. Mas que Ângela Lira "peruou" pelos shoppings da cidade, isso não se duvida.