- 26 de novembro de 2024
Governo federal baixa portaria para 1.927 casas populares em Roraima
O maior sonho da família brasileira é o de possuir a casa própria. Esse sonho pode ser tornar realidade para 1.927 famílias roraimenses nos próximos três anos.
Essa notícia foi anunciada semana passada pelo deputado federal Duda Ramos, depois de três reuniões com o ministro Jader Filho (Cidades) que empenhou a palavra para as obras do programa Minha Casa Minha Vida cheguem no estado. E isso consta em portaria publicada pelo governo federal.
DÉFICIT - Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o déficit habitacional brasileiro é de 5,8 milhões de famílias, o que representa um índice de 9,3% de famílias carentes ou de baixa renda que não têm onde morar ou vivem em condições inadequadas ou não têm casa própria.
De acordo com Duda, a realidade de Roraima, diante da carência habitacional no país, "é uma gota no oceano", o que, de certo modo, facilita a liberação de recursos para atender o Minha Casa Minha Vida no estado.
"Eu tenho certeza que essa é a notícia mais aguardada pelas famílias de baixa renda de Roraima: o retorno do Minha Casa Minha Vida, e de forma mais abragente, que significa, além do conforto e segurança que todo pai e toda mãe quer para seus filhos, implica na geração de milhare de empregos diretos e indiretos, e a criação e incremento de setores que atenderão as demandas como alimentação, transporte, vestuário, máquinas e equipamentos dos trabalhadores", disse Duda.
MAIS QUE UMA BANDEIRA - Ele disse que moradia não é só uma bandeira de atuação desse seu mandato parlamentar, "é buscar atender a maior necessidade de centenas de famílias de baixa renda do nosso estado, que há oito anos espera por essa oportunidade, de poder com orgulho dizer que a casa em mora, é sua, e de seus filhos."
Duda comentou, ainda, que trabalhará para que todos os municípios sejam atendidos. Segundo ele, é natural que Boa Vista receba, pelo menos, a metade do programa já que 70% da população vivem na capital. Porém, deve-se reconhecer que o déficit habitacional atinge todo o estado.