00:00:00

RORAIMA

Lula não se negaria a conversar sobre a legalização do garimpo em Roraima.


Duda fala em entendimento para o garimpo e anuncia programa de habitação

O deputado Duda Ramos disse ontem que acredita que o presidente Lula não se negaria a conversar sobre a legalização do garimpo em Roraima. Mas para isso, as pessoas no estado devem parar de tratar o garimpo como coisa legal, ou seja, constinuar garimpando como se não tivesse incorrendo em crimes.

"O presidente tem como método o entendimento. Então, eu acredito que ele não terá nenhum problema em conversar sobre a legalização do garimpo em Roraima. Porém, precisamos parar de tratar algo ilegal como legal. Nenhum ser humano de bem pode tratar algo ilegal como legal. Isso é confronto e só tem dificultado a busca de uma solução", comentou Duda.

Para o deputado, é preciso que haja uma proposta em que a mineração possa ser efetuada em áreas específicas do estado, fora das áreas indígenas, "porque essa é uma situação praticamente inegociável pelo governo Lula, ao passo que o goveno federal, por outro lado, compense Roraima pelo fato de não poder explorar toda a riqueza que está no seu solo."

Duda acrescentou que não concorda com o aumento de áreas de preservação ambiental em Roraima e que as comunidades indígenas do estado já têm  terras suficientes que atendem suas demandas. "O que nossos irmãos indígenas precisam é da presença do estado fornecendo boa saúde, educação e infraestrutura que possam gerar oportunidades para que as crianças indígenas de hoje, possam ter um futuro melhor e cuidar de suas terras de forma, também, melhor. Ocupando cargos importantes e realizando grandes transformações em todas as esferas da sociedade", salientou.

HABITAÇÃO - "Roraima está há nove anos sem nenhum programa habitacional, com isso, a demanda por falta de moradia, principalmente, para as famílias carentes só aumentou. E hoje, depois de várias reuniões com o ministro Jader Filho, das Cidades, posso anunciar que colocamos como proposta para a construção de 1.600 casas em Roraima, voltadas para famílias carentes do estado."


Últimas Postagens