- 26 de novembro de 2024
MOTIVO DA ISENÇÃO
A tal isenção de Antônio Denarium em relação à escolha do próximo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, entre o harmonizado Jorge Everton e o reitor Régys Rambinho Freitas, pode ter um motivo bem particular pra ele: colocar a mulher Simone num seleto e mamateiro grupo de esposas de ex-governadores e a do governador do Pará que viraram conselheiras de tribunais de contas em Alagoas, Bahia e Piauí.
AUDACIOSA
No caso de Simone Denarium, segundo duas fontes ouvidas pelo Fontebrasil, ela seria um "nome de consenso". Mas, independente do motivo, a indicação da primeira dama que parece que não teve adolescência - pelo modo que se veste e posta seus afazeres nas redes sociais - seria ainda mais audaciosa que nesses estados do Nordeste, onde existe um tipo de neo-coronelismo político.
MAMATAS
Diferente Bahia, Alagoas, Piauí e Pará, que arrumaram mamatas para mulheres de ex-governadores, mas de forma semelhante à Daniela Barbalho, esposa do governador Helder Barbalho, o TCE-RR teria a esposa do atual governador em emprego vitalício, com salário e ganhos em auxílios alimentação, transporte e moradia, de mais de R$ 50 mil.
NEPOTISMO
Fatalmente, já numa eventual inscrição de Simone para concorrer ao TCE, a candidatura dela seria judicializada com acusação de nepotismo por haver desrespeito claro ao princípio da moralidade, que impõe aos membros da administração pública a separação de seus interesses pessoais dos interesses da Administração.
É CAPACITADA?
Pesa, ainda, que a nomeação da mulher do governador para o TCE venha gerar influência de poder político para um órgão que se destina ao controle e fiscalização. E isso, sem falar da possibilidade do currículo de Simone não demonstrar que ela tenha qualquer competência e conhecimento comprovado nas áreas contábil, econômica e financeira, que formam a capacitação técnica exigida para ser conselheira do TCE.
MILAGREIRO, DE BOA
De acordo com as duas fontes, o milagreiro dos bens Mecias de Jesus, a julgar pelo fim de semana que ele e Denarium passaram, brincando de jogar bola e o micante salto em distância, estaria mais propenso a aceitar essa "indicação de consenso". Consenso para para o casal Denarium, isso, sim.
DISNEY, OK
"Todo mundo sabe que essa briga pelo TCE virou briga do Mecias com o Disney (Mesquita). Aí, não sendo nem o Régys e nem o Jorge Everton, a Simone seria indicada comum nome de consenso de grupo", comentou uma fonte. "Tenho certeza que o Disney aceita apoiar o nome da Simone", disse a outra fonte, completando que "no momento, a indicação dela (Simone Denarium) é só uma hipótese", completou.
VAI-QUE-COLA
Na verdade, Denarium está é testando, na base do vai-que-cola, fazer sua mulher, que adora parecer uma adolescente quarentona e dançar até o chão nos tik-toks e instas da vida, conselheira do TCE.
CAPA DO BATMAN
Provavelmente, alí, é o local ideal para simone Denarium usar aquela "capa do Batman" que usou no casamento de Mecias e Darbilene Rufino.