- 26 de novembro de 2024
Bancada reconhece gravidade na saúde
A situação caótica da saúde pública no estado, com atenção às mortes de 28 bebês na maternidade público em 40 dias desse ano, que significa um aumento de 40% em relação ao todo o ano passado, foi questionado pelo Fontebrasil junto à bancada federal no Congresso Nacional,
O deputado Zé Haroldo Cathedral se disse preocupado com as notícias sobre mortes na maternidade, e defendeu que esse fato seja apurado e que o governo apresente resultados que mudem essa realidade.
"É extremamente preocupante as denúncias sobre as condições de atendimento na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. Estamos acompanhando de perto e atento às ações propostas pelo executivo estadual e as soluções adotadas", comentou o deputado.
Ele defendeu que "todos os casos divulgados sejam cuidadosamente investigados para identificar o que realmente está ocorrendo", e informou que o Ministério Público do Estado já abriu investigação sobre os episódios relatados.
"Sei que o governador Antonio Denarium está fazendo o seu possível para que a reforma da maternidade seja concluída o quanto antes como forma de oferecer um melhor atendimento para nossa população, assim como a Casa da Gestante, que foi reformada para atender as mulheres que vem do interior do estado e precisam ficar mais tempo internadas", destacou ZHC.
O deputado enfatizou que um de seus compromissos é atuar na defesa da saúde e do bem-estar da população, como também pela constante melhoria dos serviços prestados.
DEMANDA MAIOR - Já o deputado Albuquerqu, enfatiza que o estado vem sofrendo com uma demanda cada vez maior em atendimentos aos migrantes venezuelanos.
De acordo com o Albuquerque, há informação de que há mais de um ano que na maternidade mais da metade dos partos é feito em mães venezuelanas, e o mesmo vem ocorrendo no HGR e no Hospital Infantil com crescimento grande de atendimentos aos migrantes.
"O Governo Federal precisa dar condições ao estado para suprir as necessidades dos imigrantes. As despesas são enormes em todos os setores, principalmente saúde e educação e Roraima não tem como arcar com essa conta", comentou Albuquerque.
AVANÇOS - O deputado Duda Ramos disse que o governo tem feitos avanços na área da saúde com centenas de cirurgias realizadas nos últimos meses, com reconhecimento ao trabalho de profissionais da saúde concedendo progressões, porém, enfrentando uma demanda muito grande devido ao aumento migratório.
INSPEÇÃO PESSOAL - Por telefone, o senador Hiran Gonçalves disse que chegará amanhã, 2, em Boa Vista e irá realizar uma inspeção pessoal tanto na maternidade como no HGR para se interar sobre todas essas informações e denúncias sobre mortes de bebês, falta de medicamentos, e deficiência na estrutura de atendimentos no HGR e na maternidade.
"É uma situação que nos preocupa muito, e que precisa ser acompanhada de perto para que saibamos como atuar da melhor forma na solução dos maiores problemas", disse Hiran.
O deputado Stélio Dener informou que enviou ofício à Sesau pedindo informações sobre os atendimentos na maternidade e no HGR. Ele não comentou sobre as respostas que recebeu da secretaria.
Os deputados Nicoleti, Pastor Diniz e Helena Lima - que esteve há duas semanas na maternidade -, receberam as perguntas mas não as responderam.