- 26 de novembro de 2024
Político normal gosta de apanhar
Se estivesse vivo, talvez, Nelson Rodrigues adaptasse aquela sua frase machista "mem todas as mulheres gostam de apanhar, só as normais", para "nem todos os políticos gostam de apanhar, só os normais", por que o que é o político normal se não aquele que promete e não cumpre, que depois de eleito manda o eleitor tomar aonde as patas tomam, se não aquele que desvia dinheiro público para seus bolsos?
Não é normal ver político que não seja oportunista que pula de lado partidário como macaco pula de galho, que trai sua base e apoiadores indo e vindo de grupos políticos contrários, e que vota a favor de matérias que a população é contra.
O político sério, comprometido com as promessas de campanha e que não rouba ou não participa de esquemas é que é anormal. Essa coisa rara, não apanha da imprensa e da sociedade por ser flagrado mentindo para a polícia com dinheiro sujo na cueca, por ter enriquecido desviando dinheiro de emendas para sua empresa e pegando verba de gasolina para sua conta bancária.
Não apanha da imprensa quem não manda a esposa, com filho no colo, para a cadeia no seu lugar, e pede propina em cima de mortes de inocentes.
Não apanha da imprensa quem não age como se vivesse na Corte de Luis 16, em Versalhes, passando o dia falando das visitas que fez na Esplanada, de frufrus, de tipos de vinhos, e não dá um pio sobre mortes de dezenas de crianças na maternidade, sendo esse político, um médico que se comporta como um nobre inglês, um lord.
O sentido de "normal" numa sociedade se dá quando a maioria esmagadora dessa sociedade pensa e age de tal modo igual em relação a algo.
A maioria esmagadora dos políticos brasileiros, ou o político normal brasileiro, é o que gosta de ser manchete na imprensa pelo o que de negativo, errado e criminoso pratica. Esse, além de gostar de apanhar, pede para apanhar.