00:00:00

TRANSPARÊNCIA

Arthur, quem paga tua publicidade particular?


Arthur, quem paga tua publicidade particular?
Um atento observador da política macuxi me questionou: "Edersen, você sabe me dizer se nesses últimos dois anos e dois meses, quem pagou a publicidade do prefeito Arthur Henrique, cheia de vídeos bem gravados, com efeitos, com imagens de drones, edição e trilhas de primeira qualidade - coisa de profissionais - e com impulsionamentos nas redes sociais?"

A pergunta se deu depois que tal atento observador da política macuxi comentou se eu tinha visto o "vídeo promocional do Arthur com ele no "Carnaval para Todos" onde as divulgações, segundo o observador, "são muito semelhantes à linha editorial produzida pela PMBV".

Eu respondi: "não sei quem pagou, mas acredito que o prefeito tenha tirado do próprio bolso para pagar essa publicidade. Não creio que ele tenha embutido no pacote de divulgação da Prefeitura a propaganda particular dele, que, realmente, é muito bem produzida, coisa de profissionais, mesmo, coisa cara, porque esses serviços feitos para políticos não são nada baratos, ainda mais quando esse político é o prefeito da capital."

Sobre as imagens, ou seja, os enquadramentos, a forma e rítmo de edição, realmente são semelhantes tanto as da propaganda pessoal de Arthur como os institucionais da Prefeitura. Mas, ponderei que não há nenhum problema se a produtora for a mesma desde que Arthur pague pela sua propaganda e a PMBV pela dela, coisa que, repito: creio que o prefeito pague a dele.

"Mas acreditar não é afirmar", comentou o tal observador da política macuxi. "Arthur tem como provar que ao longo desses dois anos e dois meses, que saiu da conta bancária dele, sendo ele tão ligado e que dá maior valor às tecnologias de informação, as transferências para conta da produtora, que deve ser a mesma que produz os vídeos da PMBV?"

Respondi: Não posso afirmar nada. Só digo que acredito que ele tenha como provar que pagou do seu bolso essa despesa, e que, também, mostraria o extrato bancário, mês a mês, sobre as divulgações de suas redes, material produzido em agência, e impulsionamentos. Como também, informaria se a empresa da propaganda dele tem alguma relação com a da PMBV, ou se são as mesmas."

Então, meu velho amigo observador da política macuxi, se despedindo, me disse: "É que não basta à mulher de César ser honesta. Ela precisa parecer honesta."

Eu recomendaria ao prefeito Arthur não ser só honesto como penso que o seja, mas, também, a parecer honesto. Assim, que mostre que pagou e paga todas suas propagandas pessoais nas redes sociais, informando qual é a agência e a produtora de vídeos, ou se são as mesmas da PMBV.

E mais uma coisinha: recomendo ao prefeito que não faça propaganda pessoal misturando-a com ação da Prefeitura, isso caracteriza propaganda ilegal, promoção pessoal irregular. Nesse vídeo do Carnaval, que gerou essas mal traçadas linhas irritantes, o final aparece bem a logomarca do evento da PMBV, evento público, com a logo de Arthur.

Últimas Postagens