- 26 de novembro de 2024
Denarium e Mecias, deixem de ser pequenos
Como são pequenos esses os homens.
Ontem, Mecias de Jesus e Antônio Denarium jogaram no "vai que cola", diante da constatação que o governo do estado foi omisso, prevaricador, e o Dsei Yanomami, controlado, de certo modo, pelo milagreiro dos bens, é um antro de corrupção "comandado por uma máfia" como bem disse Telmário Mota, acrescentando que Mecias é "um homem que onde coloca as mãos tem destruição ou corrupção”.
As desculpas de Denarium caem por terra diante de atos dele, como sancionar uma lei permitindo o garimpo em Roraima à beira das reservas indígenas, estimular o garimpo junto a comunidades indígenas, não realizar operações de policiamento contra o garimpo destruindo as pistas clandestinas que têm em Boa Vista e que incrementa esse crime levando garimpeiros, alimentos, equipamentos e armas.
Inclusive, Denarium, sancionou lei que proibiu a destruição de equipamentos de garimpeiros, e foi para um churrasco de comemoração dessa lei entregar o documento de aprovação dela. “Foi aprovado pela Assembleia Legislativa, pela maioria dos deputados estaduais, e são os deputados estaduais que representam nossa população”, afirma Antonio Denarium.
Ocorre que, quase todos os deputados da legisatura passada fizeram campanhas em cima do garimpo. Ocorre que, parte daqueles deputados tinha e ainda têm negócios com o garimpo. E Denarium usou isso tudo como moeda de apoio político à sua reeleição.
Já, Mecias, o que ele tem em tamanho, ele tem 10 vezes mais em cinismo. Sobre as mortes de yanomami por má gestão e suspeitas de desvio de dinheiro no Dsei que ele, de certo modo, controla, o milagreiro postou: "Obviamente, precisamos socorrer o povo Yanomami, mas sem criar esse discurso político com teor sensacionalista e falso para fazer cena mundo a fora e se esquivar de uma culpa que eles também carregam."
Mecias, deixa eu te perguntar aqui: você indicou a diretoria do Dsei que deixou os índios nesse estado de raquitismo, tuberculose e mortes. Você indicou o coordenador do Dsei. E em Roraima, bem como em todo o mundo, as pessoas ficaram horrorizadas como tem gente perversa, má, que assassina o povo mais primitivo do país, e você diz que é "sensacionalismo falso"?
Sabe o que é falso, Mecias, é esse teu discurso mequetrefe, quando você controla um órgão com finalidade de cuidar da saúde e da alimentação dos índios, e o mundo inteiro viu quanto tua turma, essa que você colocou no Dsei, é incompetente e suspeita corrupção.
Você, Mecias, acha que as crianças desnutridas, os adultos esqualidos como um dia tú fostes, inclusive, desdentado, estão "fazendo cena" para o mundo te cobrar? Ou agora você vai negar que não fez nenhuma indicação no Dsei Yanomami?
Vais dizer que não sabes quanto o órgão tem de orçamento anual e quais os grandes contratos de lá?
Mecias, você foi condenado pela justiça federal acusado de roubar salários de servidores fantasmas, que moral tens em "culpar" os outros países, quando esses paízes é que sempre jogaram dinheiro para a saúde e alimentação dos indíos brasileiros?
E mesmo se esses yanomami sejam venezuelanos, quando você era esquãlido e desdentado, você não queria que o governo cuidasse de você e da tua família?
Diante de tudo o que vimos, aliás, o mundo inteiro está vendo, Mecias e Denarium, eu sei que é difícil, mas deixem de ser pequenos.