- 26 de novembro de 2024
A preocupação de Denarium
Ontem, depois que postei um comentário sugerindo intervenção em Roraima por prevaricação e apoio do governador Antônio Denarium com crimes ambientais causados pelo garimpo ilegal, pela omissão dele com o garimpo realizado em áreas indígenas, falta de ações dele contra o garimpo criminoso, e pelas fortes suspeitas de desvio de dinheiro nos Distritos Especiais Indigenas Leste e Yanomami, controlados por Chico Rodrigues e Mecias de Jesus, uma fonte bem próximo a Denarium, me confidenciou:
"Ele (Denarium) voltou preocupado de Brasília depois que viu o que aconteceu com o Ibaneis (governador do Distrito Federal, afastado por prevaricação nos atos terroristas)".
Segundo a fonte, Denarium soube, na viagem que fez a Brasília, que o governo federal faria uma operação em Roraima para saber sobre o caos na saúde indígena e apurar responsabilidades. Soube que médicos e técnicos do Dsei Yanomami vêm denunciando há tempos na Polícia Federal que índios estão morrendo por contaminação do mercúrio usado nos garimpos. E quem liberou o garimpo no estado?" questionou.
Não houve uma operação decente da Polícia Militar no combate ao garimpo em Roraima no governo passado. E na campanha eleitoral, esse apoio ao garimpo ilegal, em decreto sancionado por Denarium estimulando esse crime em áreas fronteiriças a reservas indígenas, foi discurso para sua reeleição.
Ainda, de acordo com a fonte, Denarium sabe que a Polícia Federal já tem um dossiê pronto apontando responsabilidades depois de colher dezenas de depoimentos com denúncias de gastos nos Dseis, com garimpo na área Yanomami, e efeitos nocivos no rio Mucajaí devido ao garimpo naquela região. Peixes daquele rio já foram identificados contaminados com mercúrio.
Há, em Roraima, uma verdadeira organização criminosa no setor do meio ambiente, que segundo denúncias desvia dinheiro da sáude indígena em contratos superfaturados e batizados, além da permissão de garimpo ilegal que tem somado, e muito, pra morte de indígenas no estado.
Depois que o governador do DF foi afastado por prevaricação nos atos terroristas, o Supremo Tribunal Federal ou o governo federal decretar intervenção em Roraima, e afastar um governador que sanciona lei que permitiu crimes ambientais que acarretaram em mortes de indígenas, e é omisso a esses crimes, é, sim, motivo de muita preocupação de Denarium.