00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Certeza da impunidade rege despreparo na PM


Certeza da impunidade rege despreparo na PM
O Portal 28, site que estreiou essa semana, publicou artigo pertinente questionando o tipo de formação que a Polícia Militar de Roraima dá a seus soldados e oficiais.

O Portal questiona se os casos quase rotineiros de policiais envolvidos em agressões físicas, ameaças, processos criminais onde tem acusados de estupro, violência doméstica e tentativa de assassinato são motivados por excesso de trabalho ou uso de drogas ou a certeza da impunidade já que Roraima é o estado que mais cede PMs para trabalharem como motorista e segurança de autoridades.

Na legislatura passada na Assembleia, a média era de cinco policiais militares e civis sendo guarda-costas de cada deputado enquanto o povo que paga o salário e soldos de todos eles, fica sendo assaltado, roubado, assassinado e mulheres estupradas por falta de policiamento.

Cabe, aqui, acrescentar que desde que assumiu a presidência da Assembleia, é Sampaio das Diárias, um ex-soldado que adorava uma greve, uma baderna, que comanda a PM. É dele as principais indicações do comando, tanto que ontem, já tinha coronéis atrás de Sampaio pedindo pelo cargo e outros se prontificando a melhorar a imagem da corporação manchada pelos despreparo latente que ocorre lá dentro.

Despreparo de um então major que deu um tapa num frentista porque ele não lhe atendeu prontamente. Manchada por um cabo que bêbado e armado ameaçou atirar numa prostituta porque ela não quis fazer programa com ele. E manchada por um tenente-coronel, réu acusado de estupro e de tentativa de homicídio, dar tiros e ameaçar um motorista de aplicativo.

Pode aparecer quem lembre dos oficiais que ficaram presos no Caso Romano dos Anjos. Aí, não. Isso é bem diferente. Ali, nem a polícia e nem o MPE provaram nada contra eles. Alí, ficaram presos por mais de um ano policiais que sequer foram ouvidos pela Justiça, e que não são da turma de Sampaio das Diárias. Acho, eu, que se fossem chegados de Sampaio não tinham passado a humilhação que passaram lá. Mas isso é assunto para outro artigo.

Bom, meus amigos, o artigo do Portal 28. Pertinente e realista ao questionar qual tipo de formação soldados e oficiais PMs recebem. Mas uma coisa a sociedade tem certeza: o sentimento de impunidade lá, é forte porque muitos ali são apadrinhados de políticos. 

Últimas Postagens