- 26 de novembro de 2024
Sugestão para Joênia
Pela primeira vez na história da Funai ela será presidida por um indígena. A ex-deputada federal por Roraima, Joênia Wapixana, é que irá assumir o cargo, e já anunciou como meta de trabalho o combate ao garimpo ilegal em terras indígenas, que rola solto em reservas no seu estado.
Eu quero aqui dar uma sugestão à Joênia: invista pesado na comunicação com toda sociedade sobre os direitos dos povos indígenas em suas reservas, e principalmente, os danos irreparáveis que o garimpo causa a todo ecossistema, com mortes de rios, com contaminação de peixes que podem causar cancer e mortes em pessoas.
Vídeos de 30 segundos a um minuto dando conta de tudo isso que citei acima, é a melhor forma de consertar um erro grasso da opinião pública em Roraima de que o garimpo é benéfico porque faz dinheiro circular, o que é um engano porque 90% do lucro verdadeiro do garimpo ilegal em Roraima ficam nas mãos dos investidores e não dos garimpeiros.
Educar e informar são mais que peças na conscientização das pessoas, são armas contra mentiras como essa de que o garimpo no estado é necessário e faz bem à sociedade.
Então, uma grande campanha, com informação objetiva, simples e didática mostrando que a natureza, as pessoas e Roraima sofrerão prejuízos, pex rdas enormes e irreparáveis no futuro com esse garimpo sem lei como vigora hoje no estado.
Conscientizar crianças, jovens e adultos sobre isso é tão importante quanto às ações de repressão ao garimpo ilegal que se pretende impor.
@joenia
@wapixana