- 26 de novembro de 2024
Sucesso de encontro entre jornalistas e prefeito depende de se manter canal de comunicação
O prefeito Arthur Henrique teve encontro ontem com jornalistas de alguns veículos de comunicação num restaurante de Boa Vista. Eventos assim constumam ser produtivos para uma aproximação entre políticos e membros da imprensa, em que a informalidade fala mais alto, duvidas e questionamentos são feitos e respondidos, também, de maneira mais informal.
Porém, o sucesso disso depende do quanto o político manterá aberto o canal de comunicação que todos prometem abrir depois do encontro, o que, com certeza, Arthur se comprometeu em manter.
E é nesse ponto que todo político, pricipalmente o governante, deve entender e absorver o que pregou Santo Agostinho: "Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem."
Sim, é difícil pra muita gente tratar as críticas que recebe. Mas se todo político, ainda mais os governantes, se tocassem para o benefício da crítica, teríamos uma sociedade melhor sem sombra de dúvidas, já que não se melhora nada na vida sem que falhas e distrações não nos sejam alertadas e apontadas.
Por outro lado, a crítica se torna positiva quando feita dentro do fato e da argumentação do fato, e não, meramente, por questão pessoal. Até pode haver rusgas ou antipatias justificadas entre jornalistas e políticos. Mas a crítica de um fato tem que ser argumentada diante do fato e não pelo figado.
Com certeza, Arthur Henrique gostou do encontro que, pelas fotos que circularam nas redes sociais mostram ali simpatia comum das partes, o que, em hipótese alguma, quer dizer adesões partidárias e eleitorais. Isso, com jornalistas, não existe assim só por causa de um bom papo e uma boca livre.