- 09 de abril de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Banda larga em Rorainópolis
O município de Rorainópolis será o próximo a receber o sinal de banda larga através de fibra ótica implantada pela empresa de telefonia Oi. A previsão é que o acesso à internet pela banda larga comece a funcionar na primeira quinzena de maio. A informação foi dada ontem pelos diretores da OI, operadora de telefonia, Jaques Checcucci e Marcos Augusto Coelho, ao líder do governo, Romero Jucá, durante reunião no gabinete do senador.
10 vezes
Eles garantiram também que velocidade atual da banda irá aumentar em dez vezes e aproveitaram para entregar um relatório completo sobre a estrutura e o cronograma de implantação da Banda Larga em Roraima. "Cobrei melhor desempenho e maior cobertura do serviço de banda larga. Foi bom saber que a Oi se comprometeu em aumentar em dez vezes a potência da banda larga em Boa Vista, dentro de alguns meses. Isto devido a fibra ótica que já está funcionando até Manaus", disse Romero Jucá.
Atender demanda
"O nosso compromisso é atender a grande demanda por banda larga tanto em Boa Vista como em todos municípios de Roraima. Já investimos até agora R$ 53 milhões e a previsão é investir mais R$ 40 milhões até o final do ano. O interesse é também nosso de prestar um bom serviço em Roraima", disse Marcos Coelho Diretor de Relações Institucionais da Oi.
3G
Em relação à telefonia móvel, a Oi informou que em breve Boa Vista vai contar com a tecnologia 3G, que dará condições de acesso à internet via telefone celular.
Enquadramento de servidores
A deputada Teresa Surita apresentou ofício à Mesa Diretora da Câmara que inclua na ordem do dia a votação da PEC 516, de autoria do senador Romero Jucá, que dispõe sobre o enquadramento de servidores civis e militares dos ex-Territórios Federais de Roraima e do Amapá, nos quadros de servidores da União, e o pedido de votação pelos antigos policiais civis e servidores do ex-Território de Roraima.
Falta professor
Moradores do PA Nova Amazônia denunciaram que o ano letivo em 2011 ainda não começou por falta de professores no período noturno. Na escola Caranã em Boa Vista, e na Cícero Vieira no município de Pacaraima, alunos reivindicam o mesmo. No inicio do ano em entrevista ao Jornal de Roraima, a secretária de educação, Tunica Santos, afirmou que a lotação estava fechada.
Enquanto isso, mais uma carona...
Atrasado há três meses
Servidores da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Município de Boa Vista – EMHUR enviaram e-mails à Coluna informando que o pagamento da empresa está atrasado há três meses.
Falta de pagamento
A empresa Coam, suspendeu na ultima quinta-feira (17), o fornecimento de refeição aos dois restaurantes Popular do município de Boa Vista, devido aos constantes atrasos no pagamento pela Prefeitura. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Jane Benedetti, alegou a queda do FPM e no momento, a Prefeitura não tem como efetuar o pagamento a Coam por problemas financeiros.
Mistério misterioso
Com a negação da Prefeitura de Boa Vista em fornecer os nomes dos beneficiados com casas no conjunto Pérolas do Rio Branco, a denúncia de que funcionários de veículos de comunicação que dão apoio ao prefeito Iradilson Sampaio começa a levantar suspeitas no MPE.
Discreto discretíssimo
As casas foram sorteadas de forma muito discreta em relação a um evento como esses. Foi realizado no auditório da própria PMBV com menos de 100 pessoas presentes.
Nada diplomático
Assessoria de Angela Portela mantém fogo cerrado contra Romero Jucá.
Fécula de mandioca
O deputado Raul Lima esteve em Maringá, Paraná, no fim de semana passado e ficou impressionado com a produção de fécula de mandioca que incrementou ainda mais aquela região produtiva do estado.
Raul tem interesse que Roraima também possa produzir em grande escala fécula de mandioca. "Ela serve na produção de alimentos, na fabricação de fraldas e absorventes femininos, na utilização de colas e seus derivados, garantindo rentabilidade e emprego a quem milita em sua industrialização. Ela atua, inclusive, como substituto do trigo na fabricação do pão”, descatacou.
Enquanto isso, no mistério misterioso...
Casa própria
O Detran-RR e a Caixa Econômica Federal firmaram um acordo de cooperação para crédito imobiliário destinado aos servidores da autarquia. Com isso, quem pretende comprar a casa própria terá vantagens como por exemplo, taxas de juros diferenciadas. Em média, o financiamento ficará 10% mais barato.
100% financiado
O imóvel poderá ser financiado em até 100% para os servidores que não puderem dar entrada, além disso, o prazo máximo para financiamento é de 360 meses, ou seja, 30 anos. Este é o primeiro acordo entre a CEF e um Detran no Brasil.
Festa dos atravessadores
O deputado Jean Frank esteve no Bonfim acompanhando o início da colheita de melancias. Ficou surpreso com a informação que, quase toda produção já estava vendida para atravessadores financiam a plantação em sistema de compra casada, com custo de 10% sob o valor financiado, e revendem a fruta no mercado de Manaus com valores muito acima do que é adquirido em Roraima.
"Cruel"
"É cruel saber que sem essa condição desigual, nosso estado não teria melancia , não seria comercializada e muito menos exportada já que falta mais incentivo ao setor", avaliou Jean Frank.
E o bingo?
Na Polícia Federal, o assessor de imprensa, Geovani Negreiros, informa que as investigações sobre o bingo estourado há mais de um mês na sede do Baré Clube correm em sigilo, não prestando qualquer informação sobre quem comandava aquele estabelecimento e por que, apesar de ser proibido em todo território nacional, ele tinha permissão da Prefeitura de Boa Vista para funcionar e faturar.
Gegê faz tudo
Em tempo, a secretaria que libera o funcionamento de estabelecimentos comerciais e até de um bingo é a super pasta comandada por Getúlio Cruz, que vem ser o vice-presidente do Baré (que alugava a sede para o bingo) e babalaô da Folha de B. Vista, que dispensa comentário sobre relação com a PMBV.
CPI da Saúde
Sobre a CPI na Saúde, o deputado Rodrigo Jucá, classificou de inoportuna e desnecessária a investigação da ALE, uma vez que o Governo esta colaborando com a Justiça. Ele entende que as investigações precisam evoluir e caso haja alguma irregularidade, aí sim a Assembléia Legislativa deverá intervir.
Fabio Stica
O novo procurador geral do Minsterio Público de Roraima, Fabio Stica, tomou posse na ultima sexta-feira (18) prometendo mais investimento na estrutura física das promotorias localizadas nos municípios do Interior para melhor atender a população. E as investigações em obras suspeitas de superfaturamento e o nada transparente sorteio de casas da Prefeitura de Boa Vista não são de interesse do MPE?
Na mira
Nem bem colocou o bloco na rua visando o governo do estado, o deputado Paulo César Quartiero, já tem pré-candidatura questionada. O fato de ter sido o único dos arrozeiros a deixa Roraima e ir investir no estado do Pará vai virar mote.
Bateu em retirada
"Ele se diz o herói da resistência da questão da Raposa/Serra do Sol, mas foi o único que bateu em retirada indo investir tudo que ganhou aqui, lá na Ilha de Marajó.", comentou o mais recente desafeto de PC Quartiero.
Fazendo o quê?
Angela Portela correndo atrás da banda larga. Romero Jucá cobrando da OI a banda larga. E Momô, faz o quê?