00:00:00

Sesau

Secretário anuncia reformas e entrega de 14 ambulâncias


                        O secretário estadual de saúde, Rodolfo Pereira, anunciou na manhã desta terça-feira, no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima, que em abril, durante a visita do presidente Lula da Silva (PT), serão entregues 14 ambulâncias para implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) nos municípios do Estado. Ele também falou de reformas em várias unidades.

Pereira esteve no Poder Legislativo atendendo ao Requerimento 015/10, aprovado na Sessão Plenária do dia 17 deste mês, para que explanasse sobre a questão da saúde no Estado. Reformas, equipamentos, transporte, serviços, situação epidemiológica, ações e estrutura física foram os focos dos questionamentos dos deputados.

Dentre as obras em andamento, Pereira destacou a de readequação e conclusão do Hospital Santa Luzia, em Rorainópolis, no Sul do Estado, que depois de paradas por oito anos, o Governo de Roraima retomou-as para fazer com a região tenha um hospital de referência e atendimento especializado em média complexidade.

A ideia é colocar mais médicos especialistas, ampliando a oferta de serviço, e assim, desafogar a demanda no Hospital Geral de Roraima e beneficiar a diretamente a população, que não vai precisar se deslocar mais de 320km para receber atendimento médico na capital. Pelo projeto original, o hospital deverá ter 24 leitos, Centro Cirúrgico, gabinete odontológico, seis consultórios, refeitório, lactário, enfermarias e raio-x.  Outra importante obra naquela região é a reforma da Unidade Mista de Caroebe, que está em fase de licitação na Secretaria de Infraestrutura (Seinf).

Entre as obras que deverão iniciar este ano, estão a reforma da Policlínica Cosme e Silva, na zona oeste da capital; conclusão do prédio do PNI (Programa Nacional de Imunização); construção da Escola Técnica do Sus (ETSus); construção do Hospital das Clínicas, no bairro Pintolândia; construção do Abrigo de Resíduos Sólidos de Saúde e da subestação abrigada, do Hospital Coronel Mota.

DENGUE

A situação da dengue, em especial em Caracaraí e Caroebe, foi questionada pelos parlamentares. O secretário chamou a atenção para o problema, que mesmo sendo de responsabilidade dos municípios as ações de combate e limpeza urbana, o Estado não deixou de intervir. “O que interessa para nós é salvar vidas, e por isso, fomos para Caroebe e reduzimos em 60% os casos. Agora, estamos intervindo, junto com outras secretarias de estado, no município de Caracaraí. Não queremos que a população não morra de dengue”, disse.

PRÓTESES

Na área de oncologia, Pereira disse que a secretaria está adquirindo, por meio de licitação, 100 próteses mamárias, para atender as mulheres mastectomizadas. Ele comentou que o preço que estava cotado entre R$ 1,5 milhão, mas caiu para aproximadamente R$ 700 mil. “Após negociação com o fornecedor, o preço baixou e ele (fornecedor) deve entregar as próteses até a próxima semana”, disse

Rebeca Lopes/Sesau

Últimas Postagens