00:00:00

Política

Lula inaugura trecho de ferrovia controversa que só será inaugurada por sucessor


Nesta terça-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá a Guaraí, no interior de Tocantins, para inaugurar um trecho de 126 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, considerada fundamental pelo atual governo para o escoamento da produção agrícola e extração de minério por meio dos portos do Norte e do Nordeste do Brasil. Além da importância estratégica, a obra é também foco de desvios de verbas, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), na casa de pelos menos R$ 516 milhões dos R$ 6,5 bilhões que custará.

Em maio de 2007, Lula inaugurou o trecho Aguiarnópolis-Araguaina, também no Tocantins, com 146 km de extensão. Em dezembro de 2008, abriu mais 94 km entre Araquaina e Colinas do Tocantins. O trecho a ser inaugurado pelo presidente entre Colinas e Guaraí estava previsto para o ano passado, mas atrasou. Da mesma maneira ficaram para trás as obras no trecho de 150 km de Guaraí ao pátio de Palmas/Porto Nacional, que podem terminar em maio.

Os 350 km da capital tocantinense até Uruaçu (GO) devem ser entregues no final de 2010, assim como os 280 entre Uruaçu e Anápolis, também em Goiás, segundo estimativas oficiais. Os 220 km entre Uruaçu e Ouro Verde só devem ser inaugurados pelo sucessor de Lula. Esse é o mesmo destino dos 12 km entre as goianas Ouro Verde e Anápolis e das expansões para São Paulo e Mato Grosso do Sul. Cerca de 680 km separam Ouro Verde da paulista Estrela D’Oeste

Últimas Postagens