00:00:00

RAIO-X

HGR recebe dois aparelhos portáteis


HGR recebe dois aparelhos portáteis

O Hospital Geral de Roraima (HGR) recebeu dois aparelhos de raio-x portáteis para atender aos pacientes acamados, com dificuldade de deslocamento. Os equipamentos já estão em funcionamento e fazem parte de um convênio firmado com o INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). O investimento é de pouco mais de R$ 160 mil.

O procedimento dura em média de dois a três minutos e o resultado é revelado em uma câmara escura, localizada na sala de raio-x do HGR. “Com esses aparelhos, os procedimentos ficam mais fáceis de serem feitos, já que o paciente não tem necessidade de deslocamento”, afirmou o administrador do HGR, Alex Mangabeira.

Conforme ele, antes, quando a Unidade recebia pacientes em situação de risco e era necessário fazer um raio-x, toda a equipe médica era deslocada, o que incorria em tempo e risco de morte para o paciente. Agora, com o equipamento móvel, basta surgir a demanda e o aparelho é levado até o paciente.

AUTOCLAVES

Também dentro do convênio com o INTO, o HGR recebeu duas autoclaves – equipamento de esterilização e higienização de material médico-hospitalar – que serão instaladas e estarão em uso nos próximos 30 dias.

Com isso, a Unidade passa a ter quatro equipamentos de autoclave. Um deles será destinado apenas para os resíduos sólidos, onde 50% do lixo biológico produzido no HGR serão esterilizados antes de descartados. “Isso demonstra a preocupação com o Meio Ambiente, uma vez que não serão descartados os itens hospitalares com bactérias ou bacilos de forma desapropriada”, frisou Mangabeira.

Engenheiros da Secretaria Estadual de Infra-Estrutura já estão analisando as instalações elétricas de uma sala própria para instalação das autoclaves.

Últimas Postagens