00:00:00

Crônica do Aroldo

Proposta razoável


Proposta razoável
 
Ao terceiro toque do despertador, ela abriu os olhos e se espreguiçou. "Mais um dia".
Levantou-se, dobrou o cobertor, arrumou lençol e travesseiros, entrou no box, abriu o chuveiro e deixou que a água morna caísse sobre o corpo escultural. Depois de lavar os cabelos cuidadosamente, enxugou-se, envolveu-se no roupão de seda e dirigiu-se à cozinha para uma xícara de café com bolacha água-e-sal.

Arrumou-se com elegância. Após uma rápida conferida nos móveis da sala, fechou a porta, tomou o elevador, entrou no carro, deu partida e saiu para a lida.

O trânsito caótico prendeu-a por quinze minutos na primeira rotatória. Tudo bem. Ela, como sempre, estava feliz e bem humorada.

No sinal, abaixou o para-sol e admirou a imagem refletida no espelho. Deu algumas moedas para Apanásio, comprou o jornal oferecido por Genival e, na primeira folga do passar de veículos, seguiu caminho.

Nove horas. O trânsito esatava muito lento. Terça, no Distrito Federal, é o primeiro dia de expediente para deputados e senadores e respectivos assessores, consequentemente o movimento nas ruas de Brasília aumenta.

Em primeira marcha, ela seguia o ritmo dos veículos à sua frente. Ao cruzar uma passagem de nível, o carro estancou. Ela tentou nova ignição, mas o motor teimava não queimar combustível.

"Toim-oim-oim-oim-oim-oim". E nada. O engarrafamento estava formado. Buzinas, gritos e xingamentos saíam dos carros que transportavam funcionários para o trabalho e estudantes para a escola.

"Toim-oim-oim-oim-oim-oim". Logo atrás dela, o grisalho e bem arrumado motorista de um Audi A4 abusava de impropérios e o constante apertar da buzina.

Mais uma vez, ela tentou fazer o carro funcionar. "Toim-oin-oin-oin-oin-oin-oin=oin-oin-oin-oin-oin". Nada.

A buzina do Audi insistia.

Ela, decididamente, abriu a porta do Chevette, andou na direção do carro importado, postou-se ao lado do motorista e desafiou:

- Moço, meu carro está com problema e eu não consigo resolvê-lo. Vamos fazer um acordo? O senhor tenta fazê-lo funcionar enquanto eu fico buzinando aqui atrás...

Últimas Postagens