00:00:00

Confirmada

O assessor da Casa Civil da Presidência da República em Roraima, Nagib Lima, esteve neste sábado na Comunidade do Araçá, participando da abertura da 39ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima.


Visita de Lula é confirmada

 O assessor da Casa Civil da Presidência da República em Roraima, Nagib Lima, esteve neste sábado na Comunidade do Araçá, participando da abertura da 39ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima. Ele se reuniu com os membros da comissão do Conselho Indígena de Roraima (CIR) responsável pela organização da festa da homologação, a ser realizada em abril na Comunidade de Maturuca, Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Nagib Lima disse aos participantes da assembleia geral que a vinda do presidente Lula da Silva (PT) no dia 19 de abril está confirmada e que a visita à Terra Indígena Raposa Serra do Sol é um desejo do próprio presidente desde quando ele homologou a reserva. “Ainda não havia sido criadas as condições para o presidente vir. Da última vez que ele veio a Roraima, não foi possível ir à terra indígena. Mas naquela época ficou acertada a vinda à Maturuca”, afirmou.

Segundo o assessor afirmou aos índios, está sendo providenciada uma série de providências e de tarefas a serem cumpridas a fim de garantir estrutura para dar segurança à vinda de Lula. Nagib Lima estava acompanhado pela superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Iris Eli.

A superintendente participou da reunião com a comissão dos índios para tratar da alimentação dos cerca de 15 mil participantes da festa Maturuca, número estimado pelo CIR. Na reunião deste sábado, ficou acertado que a Conab vai garantir boa parte da alimentação dos índios que vão à festa de homologação.

Está definido que a Conab vai abastecer as comunidades com feijão, carne e legumes para os cinco dias de festa, que começa no dia 15 e termina no dia 20. A comissão do CIR vai se reunir na segunda-feira com a Conab com a finalidade de definir a quantidade de alimentos necessários para abastecer o evento.

OBRAS - Além da alimentação, o CIR em conjunto com vários órgãos, entre eles a Fundação Nacional do Índio (Funai), está discutindo a realização de obras de infraestrutura para garantir a realização da festa e a segurança do presidente Lula.

A pavimentação da estrada de acesso à TI Raposa Serra do Sol  será feita pelo 6º Batalhão de Engenharia e Construção, por meio de convênio com a Funai, no valor de R$ 1,2 milhão.  Nagib Lima afirmou que ainda será construída uma pista de pouso legalizada e instalados tubulação de água, geração de energia a motor, além de linha telefônica com acesso à internet.
 

Últimas Postagens