00:00:00

Mutirão Carcerário

Juizes fazem vistoria



Como parte da programação do Mutirão Carcerário em Roraima, os juízes de Ezequiel Turíbio (CNJ) e Euclydes Calil, titulares da Vara de Execuções Penais de Roraima, estão vistoriando as unidades prisionais do Estado. O objetivo, segundo eles, é verificar in loco as reais condições dos estabelecimentos, como aspectos físicos, humanos, administrativos, alimentação, segurança, lotação entre outros.
A equipe já vistoriou a Casa do Albergado, o Presídio Feminino, a Cadeia Pública de Boa Vista e a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, resta ainda e Centro Sócio Educativo e a Cadeia Pública de São Luiz do Anauá.
Para o representante do CNJ, Ezequiel Turíbio, as impressões iniciais dão conta de que os presídios estão pacificados, tem problemas, como em todos do Brasil. “Graças a um trabalho contínuo da 3ª Vara Criminal e do Dr. Euclydes Calil, na Cadeia Pública há mais de sete anos não ocorre nenhum homicídio. Só para se ter uma idéia, um presídio com a mesma capacidade no Amapá foi registrado mais de 120 homicídios de detentos em 10 anos. Essa marca da Cadeia Pública de Boa Vista é histórica no Brasil, não conheço qualquer outra marca neste sentido.”Disse o representante do CNJ.
“O problema mais grave que encontramos foi na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, relacionado ao retorno do esgoto em algumas celas. Com o termino e a entrega da obra de ampliação em execução acabará com o problema da superlotação. É um prédio muito antigo que precisa de uma atenção especial para que não possa vir a piorar”, afirmou o magistrado.
Ezequiel ressaltou também o trabalho realizado na Cadeia Pública visando a humanização do local como paisagismo, pintura do local, parquinho para as crianças e o cuidado que o presos demonstram ter para com os ambientes comuns. “São os próprios reeducandos que realizam esses trabalhos e, por conta disso, recebem o beneficio da remissão de pena, pois a cada três dias trabalhados, um dia é descontado de sua pena.”, concluiu.

Últimas Postagens