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Eleições 2010

Meio milhão de guerrilheiros virtuais


Meio milhão de guerrilheiros virtuais

Para fortalecer a campanha presidencial de Dilma Rousseff, 500 mil petistas serão estimulados a inundar as redes sociais na internet com propaganda favorável à ministra, além de respostas às críticas feitas pelas siglas de oposição
 

  • Daniel Pereira


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    O PT prepara uma operação de guerra na internet a fim de dar fôlego à campanha presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A ideia é municiar com textos, áudios e vídeos os 518.912 filiados que participaram, em novembro de 2009, das eleições internas do partido. Eles terão a missão de reproduzir e distribuir o material de propaganda em blogs e redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter e Google Buzz. Uma das prioridades do novo secretário nacional de Comunicação do PT, deputado federal André Vargas (PR), a estratégia tenta transplantar para o mundo virtual (1)a base social da legenda, considerada um dos trunfos na ofensiva para derrotar o PSDB na sucessão presidencial.

    “O PT já conta com uma imensa base social, ao contrário dos tucanos. A nossa militância tem discurso e será estimulada a divulgá-lo”, diz Vargas. “Vamos trabalhar fortemente na internet. O Twitter, por exemplo, pauta a mídia e é um instrumento formador de opinião.” A direção nacional petista ainda não sabe como tirar o plano do papel. Nem sequer tem orçamento definido para tanto. O valor dependerá do desempenho na arrecadação de doações eleitorais. Há, no entanto, propostas à mesa. Vargas prevê a criação de milhares de comitês virtuais, que teriam a tarefa de adaptar o discurso nacional às realidades regionais.

    Cogita, ainda, montar estruturas físicas que seriam usadas pelos filiados para inundar as redes sociais de elogios a Dilma e críticas ao concorrente da oposição na disputa pela Presidência da República — provavelmente, o governador de São Paulo, José Serra. “A guerra de guerrilha na internet é a informação e a contrainformação”, afirma Vargas. A menção do deputado à contrainformação não é à toa. O páreo presidencial deste ano tende a ser acirrado e de baixo nível, segundo governistas e oposicionistas. Marqueteiro de Lula e de Dilma, João Santana manterá a linha “paz e amor” na propaganda da ministra. Reforçará as realizações da gestão petista, comparando-a com os oitos anos de mandato do tucano Fernando Henrique Cardoso, e apresentará propostas para acelerar o ritmo da suposta herança bendita deixada pelo atual presidente.

    Jogo pesado

    Caberá à militância partir para o confronto direto e desferir, se necessário, golpes abaixo da linha de cintura do adversário. No ano passado, no auge da crise que assolava o Senado, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), montou uma espécie de bunker virtual só para rebater notícias e declarações que defendiam a saída dele do cargo. Antes de ser descoberta, a tropa sarneyzista se dedicava a desqualificar notas postadas nos principais blogs de política do país. Na empreitada, usava os espaços destinados aos comentários. A estratégia pode ser reeditada pelo PT na campanha presidencial. “A baixaria vai acontecer. Agora, acho que não dá resultado”, declara Vargas.

    O novo secretário de Comunicação é considerado um moderado. “Talvez, o mais moderado entre os moderados”, diz, bem-humorado. Foi alçado ao posto a fim de barrar a articulação de um grupo petista destinada a emplacar na função o deputado estadual Rui Falcão (SP). Ligado à ex-prefeita Marta Suplicy, Falcão é apontado como um dos responsáveis pela propaganda do PT que em 2008, durante a campanha pelo comando da capital paulista, fazia perguntas sobre a vida pessoal do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Segundo os democratas, a peça insinuava que Kassab é homossexual. Tirada do ar diante da repercussão negativa, não impediu a derrota de Marta na disputa.


    1 - Modernização
    Em outubro do ano passado, o PT lançou um novo portal na internet, com emissora de rádio e canal de televisão. O projeto custou cerca de R$ 600 mil ao partido. Além disso, há previsão de um custo mensal de R$ 60 mil com a manutenção do espaço virtual. Segundo o deputado federal André Vargas (PR), 30 mil pessoas assistiram a trechos do discurso de Dilma Rousseff em 20 de fevereiro, quando a ministra foi aclamada candidata da sigla à Presidência da República. O dado seria uma das provas do acerto da legenda ao apostar na rede mundial de computadores.


    A nossa militância tem discurso e será estimulada a divulgá-lo. A guerra de guerrilha na internet é a informação e a contrainformação”
     
    André Vargas, secretário nacional do PT



    Marina investe em redes sociais

    Flávia Foreque

    A senadora Marina Silva (AC), pré-candidata do PV à Presidência, reforçou desde já a equipe de comunicação para auxiliá-la no uso da web na disputa eleitoral de outubro. Embora cada candidato ao Palácio do Planalto procure apresentar um discurso que o diferencie dos demais, todos eles reconhecem que a internet terá papel relevante na campanha.

    Para reforçar a estratégia de comunicação na web, o PV terá em sua equipe o jornalista Caio Tulio Costa, fundador do UOL, e João Ramirez, especialista em mídias sociais, como Twitter, Facebook e Orkut.

    O famoso discurso verde da senadora deve ampliar seu espaço na internet. No início do mês, Marina lançou um blog com vídeos, fotos e artigos. O primeiro post da senadora afirmava que o objetivo era contar um pouco mais sobre sua vida política. “Para os que quiserem me acompanhar, também quero pedir colaboração. A melhor forma de estarmos juntos é pelo envolvimento, pelo respeito e pela abertura ao diálogo”, escreveu.

    A pré-candidata do PV também investe no Twitter. Sua página no microblog conta com cerca de 5,4 mil seguidores — número bem modesto frente às 167 mil pessoas que acompanham a rotina do governador de São Paulo, José Serra. O pré-candidato do PSDB, entretanto, está no microblog desde junho do ano passado. A senadora aderiu há apenas um mês. Por isso, membros do PV avaliam que a ex-ministra ainda tem muito espaço virtual para conquistar. “A principal bandeira dela é ser muito simpática”, elogia o líder do PV na Câmara, Edson Duarte (BA). 

     

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