00:00:00

Raposa Serra do Sol

Livro reforça importância indígena


\"\"Deputado Aldo Rebelo lança no dia 24 de fevereiro o livro Raposa-Serra do Sol – O índio e a questão nacional, onde reúne artigos e ensaios sobre a questão da demarcação da terra indígena

Tirar os índios do Brasil da área que ocuparam tradicionalmente é como renegar a importância deles na formação da cultura brasileira. É esse o conceito que o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B – SP) defende em seus ensaios que estão no livro Raposa-Serra do Sol – O índio e a questão nacional (Ed. Thesaurus), que será lançado no próximo dia 24 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, a partir das 17h.

Os dois ensaios inéditos reforçam essa importância do índio. O primeiro ressalta a contribuição que os indígenas tiveram na formação da cultura e idioma brasileiros. Já o segundo questiona a validade da vertente antropológica que procura isolar o índio da sociedade nacional, substituindo a integração pela política de segregação posta em prática nos últimos tempos. Ou seja, é a favor da demarcação das terras, mas sem deixar de lado as pessoas que viviam lá há muitos anos e sem isolar os índios do restante do país.

O livro Raposa-Serra do Sol reúne ainda artigos e entrevistas com o deputado, que foram publicados em veículos de comunicação, sobre o processo de demarcação de terras indígenas na reserva Raposa-Serra do Sol, no qual a União expulsou os não índios da região e criou uma área contínua de 1,7 milhão de hectares para cinco tribos indígenas.

Nos trabalhos, Aldo defende que as áreas que os índios ocuparam devem ser demarcadas, mas sem a exclusão de outros brasileiros que ali viveram e vivem.

Últimas Postagens