00:00:00

Exposição

Museu de Roraima faz 25 anos


Museu de Roraima faz 25 anos

Uma exposição fotográfica que resgata a história do Museu Integrado de Roraima, uma homenagem a Elena Fioreti pelos relevantes serviços prestados ao MIRR durante 15 anos, shows e mini-palestras.
Estas atividades fazem parte da abertura de comemoração dos 25 anos do MIRR, que será realizada a partir das 9h desta terça-feira, no próprio museu. O evento terá a participação de autoridades locais, artistas, pesquisadores e estudantes.
Na abertura, a presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia – Femact, Luciana Surita, fará uma apresentação sobre o espaço, principalmente como se encontra o MIRR atualmente e quais projetos estão sendo desenvolvidos.
Ainda nesta terça-feira, haverá shows com os artistas Neuber Uchôa, Eliakim Rufino e Zeca Preta, bem como mini-palestras nas áreas de botânica, genética e zoologia, que serão ministradas pelos pesquisadores do laboratório de pesquisa da Femact.
O público presente a abertura participará também de mini-palestras sobre patrimônio histórico e o que é o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de um coffe-break e de um passeio no circuito permanente de exposições do museu.
Luciana Surita disse que durante este ano, a Femact desenvolverá diversas atividades em comemoração aos 25 anos do MIRR. “A idéia é dar maior visibilidade ao museu, fazendo com pesquisadores, professores, estudantes e a sociedade em geral passe a frequentar este espaço. Que conheçam os projetos que estão sendo desenvolvidos”, comentou.

Programação anual
As atividades comemorativas já tiveram início com o Museu na Escola, que vai até o mês de junho e tem o objetivo de levar o museu para dentro das escolas estaduais e municipais, através de mini-circuitos sobre a fauna e flora regional.
No decorrer deste ano está prevista na programação anual as seguintes atividades: conhecendo o museu; sexta cultural; exposição fotográfica temporária dos 25 anos do herbário (Botânica).
Haverá ainda oficinas que serão ministradas por representantes do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus e do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; exposições pelo Dia da Botânica, Roraimeira 20 Anos e Semana do Meio Ambiente; lançamento do vídeo institucional da Femact.
Na programação consta ainda Exposição Segredo Flores e Lavrados, ciclo de palestras sobre os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do museu e exposições do acervo Entomológico (insetos coletados no Estado de Roraima) e do acervo de Zoologia.
Aberto diariamente, o MIRR está localizado no Parque Anauá. É um espaço que privilegia o estudo do ambiente natural da região, promovendo a difusão de conhecimentos, comportamentos e valores voltados para a conservação e preservação dos recursos naturais e dos elementos que compõem os ecossistemas da região e do Estado de Roraima.

Últimas Postagens