00:00:00

Meio Ambiente

O top empresarial em Manaus


O top empresarial em Manaus

Divulgação
\"\"
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, estará no LIDE de Manaus

 

Gerson Severo Dantas
da equipe de A CRÍTICA

A cidade de Manaus vai receber 300 dos principais empresários e executivos brasileiros nos dias 26 e 27 de março para discutir conceitos de sustentabilidade econômica, meio ambiente e questões sociais na Amazônia. Eles integram o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), associação fundada pelo empresário e apresentador de televisão João Dória Júnior.

De acordo com a direção da LIDE, este 1º Fórum Internacional de Sustentabilidade tem como principal objetivo difundir a prática e mecanismos bem sucedidos de desenvolvimento sustentável na Amazônia, demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta em pé e as implicações deste novo modelo na região que sustenta a maior biodiversidade do mundo.

Além disso é objetivo do encontro que será realizado estrategicamente em Manaus criar “um compromisso político e empresarial com este tipo de desenvolvimento”. Para isso os empresários conhecerão experiências novas como o Bolsa Floresta implantado nas unidades de conservação do Estado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a venda de serviços ambientais.

Crescimento

O Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) foi fundado em junho de 2003 e, neste período, registrou o crescimento de 600% em seus quadros associados. Dados atuais dão conta de que o Grupo é integrado por 625 empresas (com braços regionais) que representam 44% do Produto Interno Bruto (PIB) privado do Brasil.

Periodicamente, o LIDE se reúne para debater temas nacionais ou questões específicas, como as que serão tratadas no 1º Fórum Internacional de Sustentabilidade, quando o Governo do Estado do Amazonas, por exemplo, mostrará suas ações que vingaram nessa área.
 
O encontro das lideranças empresariais será realizado no Tropical Hotel Manaus e contará com palestrantes de peso como o ex-presidente dos Estados Unidos Al Gore, e o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o economista Kofi Annan.

Difusão da ética e incentivo a ação social
 
O último encontro dos associados do LIDE aconteceu no dia 2 de janeiro, em São Paulo, onde ocorreu  o Seminário Econômico “Brasil: Preparado para Crescer”. Os expositores deste evento foram o ministro da Economia, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles.

No total, 302 lideranças empresariais e dirigentes de meios de comunicação ouviram o cenário traçado por Mantega e Meirelles, entre eles Abílio Diniz, do grupo Pão de Açucar, Ivan Zurita, da Nestlé, Kees Kruythoff, da Unilever, José Drumond, da Whirpoll, e Paulo Nigro, da Tetrapak. Todos estavam entre os debatedores.

Conforme o empresário João Doria Júnior, que também é o promotor do Metting Internacional, um dos eventos corporativos mais importantes do Brasil, o LIDE se movimenta com o objetivo de “difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários”.

Os debates em Manaus terão a participação de Al Gore e de Kofi Annan.  Gore, que ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes, na França, com o documentário “Uma verdade inconveniente”, se tornou uma das referências mundiais no ambientalismo ao abordar nesta obra os efeitos das mudanças climáticas na vida do cidadão.

 Kofi Annan, diplomata e economista de Gana, na África, ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2001 e, desde que deixou a direção da ONU, em 2006, tem trabalhado

Últimas Postagens