00:00:00

Carnaval

Prefeitura inicia campanha de prevenção e combate à Aids


Prefeitura inicia campanha
de prevenção e combate à Aids  
   

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta segunda-feira (8), a campanha pré-carnaval de prevenção e combate à Aids. Agentes de saúde realizaram durante todo o dia, na Casa de Saúde da Família do bairro Alvorada, mais de 50 testes rápidos de diagnóstico do vírus.

A campanha segue até a próxima sexta-feira (12), em oito unidades de saúde. A cada dia, as equipes estarão em uma unidade diferente, das 8h às 17h, com intervalo para almoço. A meta é realizar 500 testes rápidos durante os cinco dias de campanha.

A partir desta terça-feira (9), as equipes de saúde realizam o atendimento no Centro de Saúde Lupércio Ferreira, rua N-16, Nº 46, bairro Pintolândia. Além disso, os pacientes receberão preservativos masculinos e femininos e panfletos com informações sobre a doença.

A Prefeitura irá atuar também durante todos os dias de carnaval com panfletagem e distribuição de mais de 70 mil preservativos masculinos. Será realizada ainda a campanha pós-carnaval, que atenderá à população com os mesmo serviços durante o mês de março.

O teste rápido é feito a partir da coleta de duas gotas de sangue do paciente, que são diluídas em uma solução que muda de cor, caso haja a presença do vírus HIV. “É muito importante para a saúde realizar este exame frequentemente, pois, caso haja a presença do vírus, poderemos nos tratar e evitar complicações”, conta a estudante Maria Maciel de Mota, 23 anos.

Casos – Segundo dados da coordenação do programa Municipal DST/Aids, em média são distribuídos cerca de quatro mil preservativos por mês para a população em geral e públicos específicos. A maior parte da população é de adolescentes, que recebem até nove preservativos por atendimento.

Já o público específico, como os profissionais do sexo, portadoras de HIV/AIDS, caminhoneiros, população de baixa renda, população carcerária e usuários de drogas recebem de 15 a 40 preservativos por atendimento.

Programação da Campanha:
10/02 - Centro de Saúde do bairro Pricumã, Avenida Via das Flores, Nº 2347 e Centro Olenka Macellaro, Avenida Mário Homen de Mello, Nº 5075.

11/02 - Centro de Saúde da Família Raiar do Sol, rua Das Estrelas, Nº 672, e Centro de Saúde do bairro Sílvio Botelho, rua Margarida Caland de Paiva, Nº 1739.

12/02 – Centro de Saúde do bairro Buritis, rua Raimundo Figueira, Nº 661 e Caranã, rua Valmir Pereira da Rocha, Nº 98.

Últimas Postagens