00:00:00

Carnaval 2010

SESP discute estratégia de segurança


SESP discute estratégia de segurança

 

Todo o Sistema de Segurança Pública do Estado e do município de Boa Vista esteve reunido durante a tarde de hoje (8), para tratar sobre as estratégias que vão garantir a segurança durante o Carnaval de 2010.

A reunião aconteceu na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP). Participaram do evento, o secretário de Segurança Pública, general Eliéser Girão Monteiro Filho; o secretário adjunto da Segurança, Cláudio Lima de Souza; o comandante de Polícia da Capital da Polícia Militar, coronel Waney Vieira; o representante da Polícia Civil, delegado Márcio Amorim; o presidente da FETEC Osmar Marques; o Superintendente da Guarda Municipal, Tenente Lago; representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF); do Corpo de Bombeiro; DETRAN; SMTRAN; SAMU; Secretaria de Estado da Saúde; Juizado da Infância e Juventude; Departamento de Inteligência da SESP; Conselho Tutelar; Instituto Médico Legal; e Instituto de Criminalística.

O presidente da FETEC, Osmar Marques, que está à frente da Coordenação do Carnaval em Boa Vista destacou que a reunião ocorreu a pedido do Secretário de Segurança Pública e que visa montar uma estratégia de como poderá ser dada maior segurança à população.

“Nessa reunião falamos sobre nossa idéia de como vai ser o carnaval e, de forma integrada com a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal estamos montando o Plano estratégico e acreditamos que teremos um Carnaval muito seguro este ano”, disse Osmar Marques.

Ainda de acordo com o presidente da FETEC, a Prefeitura Municipal de Boa Vista disponibilizará 12 câmaras de monitoramentos. Ele informou também que a Guarda Municipal estará atuando com 60 guardas e a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito Urbano estará com 25 agentes de trânsito.

“Nesse período estaremos com todos os órgãos de segurança trabalhando integrado para darmos segurança à População. É uma forma preventiva de trabalhar. Então as pessoas que vão para o Carnaval devem saber que está ocorrendo um monitoramento e que a Polícia vai agir em caso de emergência”, disse o presidente.

O comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel  Waney Vieira disse que a Polícia Militar manterá o policiamento ostensivo para a tranquilidade da sociedade.

 “Não mexeremos no serviço de rotina. Teremos cerca de 100 policiais extras que virão da administração da PM, da Academia de Polícia e das unidades do CPC que se revezarão todos os dias na festa da Folia para dar proteção ao folião”, disse o coronel.

O diretor do Departamento de Operações Especiais (DOPES), Márcio Amorim é quem estará coordenando as ações de segurança pela Polícia Civil. Segundo ele, serão 90 policiais civis envolvidos na Segurança. Além disso, segundo ele, serão reforçados os plantões do 1º DP, da Delegacia de Defesa da Mulher e da Delegacia de Defesa da Infância e Juventude.

O secretário de Segurança Pública do Estado, general Eliéser Girão Monteiro Filho disse que o período carnavalesco é tradicional de festas no País, em especial em Roraima. Desta forma, segundo ele, a Secretaria de Segurança Pública, preocupada com a segurança do cidadão que vai brincar o carnaval resolveu convidar todos os órgãos da segurança e também todos aqueles que patrocinam e são envolvidos com o carnaval para que apresentassem o seu planejamento e ações para o período Carnavalesco. Desta forma, serão acertados vários detalhes de integração de ações, e ou de falhas que possam estar acontecendo.

“Estamos presentes na reunião com órgãos do Estado, do município e federais. Cada órgão tem a sua competência e estamos procurando fazer com que as pessoas ao procurarem se divertir, sejam protegidas. É claro que os abusos não dizem respeito somente na parte de álcool, tem gente que ainda acha que pode beber e sair dirigindo. Temos abusos no tocante às drogas, a violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Por isso, os gestores de segurança estão reunidos para tratar medidas preventivas e repressivas também. Serão vários dias de intensos festejos carnavalescos, restando à quarta-feira de cinzas. Então nestes dias pretendemos que os nossos plantões e todos os órgãos de Segurança estejam direcionados para atender bem a população que ali se dirigir. Nossa meta é termos um carnaval seguro e feliz”, disse ele.

Além das 12 câmeras de monitoramento da Prefeitura Municipal de Boa Vista, a Secretaria de Segurança Pública disponibilizará outras câmeras de monitoramento que serão utilizadas pelo Departamento de Inteligência.

 

Últimas Postagens