00:00:00

Mercado de Trabalho

Iradilson assina termo de cooperação para reinserção de presos


Iradilson assina termo de cooperação
para reinserção de presos  
  
   

O prefeito de Boa Vista Iradilson Sampaio participou na manhã desta sexta-feira (5), da solenidade de assinatura de três termos de cooperação que fazem parte do Programa Começar de Novo. São eles: Assistência Jurídica ao complexo prisional, Capacitação Profissional e Casa de Justiça e Cidadania.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Conselho Nacional de Justiça, Gilmar Mendes, esteve presente na solenidade de assinatura. O prefeito Iradilson Sampaio destacou que se sente satisfeito com a assinatura dos termos.

“Nós temos em nossas mãos a esperança de uma sociedade onde as pessoas não se sintam excluídas. É para isso que buscamos essas parcerias, para proporcionar uma reinserção social e uma segunda chance. Esse é o papel da Prefeitura de Boa Vista”, declarou.

O Ministro Gilmar Mendes, enfatizou a importância da assinatura dos termos. “O desenvolvimento desses projetos são de suma importância, pois este propiciarão o desenvolvimento social e moral da Região Norte, já que mais de 25 milhões de pessoas vivem nesses Estados e precisam de diretrizes quanto a reinserção de pessoas que saíram das cadeias e precisam voltar a sociedade”, frisou.

De acordo com o termo, a Prefeitura disponibilizará uma unidade móvel de saúde do município para o Programa Casa de Justiça e Cidadania, além de prestar o auxílio com informações, documentos e apoio técnico-institucional necessários à capacitação profissional de presos egressos do sistema carcerário.

O termo prevê ainda a junção de esforços para a implantação de programa de inserção social de presos incentivando o trabalho e à profissionalização. A Prefeitura designará também gestores para acompanhar, gerenciar e administrar a execução dessas novas ações.

A intenção é concretizar ações de cidadania e promover redução de reincidência com a criação de vagas de trabalho e cursos de capacitação profissional para os presos.

Ações da Prefeitura - A Prefeitura de Boa Vista realiza ações que visam promover a capacitação técnica profissional auxiliando adolescentes infratores no cumprimento de medidas sócio-educativas.

Por meio do programa Construindo o Futuro, adolescentes infratores são atendidos diariamente com cursos de qualificação, visando à geração de renda e evitando com que eles voltem a praticar infrações dentro da sociedade.

O Construindo o Futuro é um convênio entre a Prefeitura de Boa Vista e as Subsecretarias de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e Diretos Humanos da Presidência da República.

O Programa Liberdade Assistida e Programa de Serviços Comunitário (LA/PSC) também acompanha cerca de 400 jovens, com faixa etária de 13 a 21 anos, que recebem assistência e orientação pela equipe da Prefeitura.

A proposta é a responsabilização do jovem pelo ato que ele cometeu, com acompanhamento e orientação no processo de formação de sua cidadania. Outra meta é incentivar seu retorno à escola e a profissionalização.

Eles são monitorados no cumprimento das suas medidas sócio-educativas, além de receber acompanhamento psicopedagógico e social. As famílias também são inseridas na assistência prestada pela Prefeitura. Os pais ou responsáveis participam de cursos artesanais e reuniões com os profissionais do Departamento de Assessoria Técnica e Especial à Família.

Últimas Postagens