00:00:00

Opinião Formada

Políticos usam gabinetes de secretários para despacharem com povão.


Edersen Lima
De Brasília

Cinismo absoluto
A diferença de uma luta de Vale-Tudo para a Política é que no Vale-Tudo há regras e na Política, não. Ética, dignidade e honestidade  são só palavras bonitas para se discursar, para constar em anais e na imprensa.
Na disputa por votos, por cargos e por mandatos em julgamento cabe qualquer jogo baixo. E o mais espantoso: a deslealdade é aceita pelos participantes numa boa. "A política é assim mesmo (sem honra e regras)", dizem.
Se não há regras na Política, reina então o cinismo absoluto. O preocupante disso é que novas gerações estão sendo formadas com esse ideário: o da falta de pudor, o da indiferença à verdade.
Um dia, um político manda um filho menor mentir diante da Polícia e incitar uma mutidão de pessoas contra seu adversário. Noutro dia, jovens, filhos de políticos que respondem processos judiciais por corrupção e roubo de dinheiro público, vão às ruas fazer campanha antecipada junto a outros jovens. Jovens pedindo voto de outros jovens para políticos de ficha-suja. Jovens fazendo o jogo cínico de seus pais.

Grande aliança
O vereador Paulinho Linhares mudou o discurso radical contra o governador josé de Anchieta e hoje fala em "grande aliança em prol de Roraima".

Redução
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem a redução da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) a partir da próxima sexta-feira (5) para tentar impedir o aumento de cerca de 4% no preço final da gasolina. A medida, que vale até o dia 30 de abril, custará R$ 91 milhões aos cofres públicos.
A mudança no tributo é uma forma de compensar a recente redução da mistura de álcool na gasolina – a concentração diminuiu de 25% para 20%.

Legítima
O deputado Chico Rodrigues defendeu a aprovação da PEC 300 que equipara o soldos de policiais militares e bombeiros de todo o país como reivindiação "absolutamente legítima".
"Entendemos que não existe policial militar de primeira e de segunda classe, assim como não existem bombeiros de primeira e de segunda classe. Os policiais militares e os bombeiros do Brasil são iguais de Roraima ao Rio Grande do Sul."

Não é justo
"Portanto, não é justo que um policial militar, que um soldado em início de carreira do Distrito Federal, o qual tem as mesmas despesas, as mesmas necessidades que um policial do Amazonas ou da Paraíba, ganhe 4 mil e 500 reais e em alguns Estados chegue a menos de mil reais", concluiu Chico Rodrigues.

Espaço aberto
O senador Romero Jucá garantiu ontem no programa Espaço Aberto da Globo News as votações a regulamentação da nova Lei das Licitações (para otimizar os processos); Cadastro Positivo (que resultará em juros mais baixos para os consumidores); e novas regras para o Sistema da Concorrência.
Romero ainda Jucá garantiu que serão votados os quatro projetos que definem as regras do pré-sal, além das definições do pagamento dos royalties para os estados produtores ou não de petróleo.

Cartão
O Senado vai rever o ato que impôs o uso do ponto eletrônico aos servidores. Técnicos da Casa argumentam que a decisão não tem efeito, pois contraria uma resolução administrativa que regulamenta o controle de frequência dos funcionários.

Enquanto isso, aguardando despachos...

\"\"

Justiça é lenta, sim
Entidades de juízes, promotores, advogados e especialistas em direito discordaram ontem da afirmação do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, de que a morosidade do Judiciário é um "mito" e que a lentidão apontada pelos críticos é "pontual e concentrada".

Justiça é lenta, sim 2
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Mozart Valadares, afirmou que o Judiciário é realmente moroso. "O que não concordo é que se atribua isso à magistratura. O seguimento com maior credibilidade são os juizados especiais, que têm legislação que favorece a celeridade", disse.
Ele citou causas estruturais. Afirmou que, em vários estados, mais de 50% das comarcas não têm defensor público, o que atrasa o andamento das ações.

Justiça é lenta, sim 3
José Carlos Consenzo, presidente Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, lembrou que até o STF encontrou processos do século 19. "O CNJ apontou gargalos, como necessidade de maior informatização. Mas a grande questão é diminuir o número de recursos protelatórios", disse.

Explicando Poliana
Alguns leitores da coluna não entenderam a nota "Síndrome de Poliana" sobre o sempre otimista Augusto Botelho.
Poliana é um personagem de um livro que tem o mesmo nome. Ela inventou o "jogo do contente" onde sempre via o lado bom das coisas.
Augusto Botelho é um senador acrítico, incapaz de se posicionar de forma firme contrária a qualquer coisa.
De almas e intenções boas, o céu está cheio.

Programa de governo
O deputado Urzeni Rocha confirmou à coluna que mantém a defesa pela indicação do PSDB para vice na chapa de José de Anchieta. "Nosso programa é de governo. E só um candidato do PSDB a vice pode dar real continuidade ao atual governo", afirmou.

Artigo
Articulista do Fontebrasil, o jornalista Francisco Espiridião comenta hoje a "dúvida cruel" que lhe assola sobre prioridades de ações, verdades e mentiras de aplicação de recursos públicos, como por exemplo, a Prefeitura de Boa Vista lamuriar que teve 70% de corte nos recursos do FPM e gastar R$ 600 mil em escolas de samba que nem de longe podem ser chamadas de "escola".

Huguinho
Um jornalista gaiato comentava ontem com a coluna sobre a possibilidade de uma acomodação política tendo o presidente da ALE, Mecias de Jesus, novamente candidato a deputado estadual com o acerto político de pela quinta vez ser presidente da Assembléia.
"É o Huguinho. O Hugo Chávez do lavrado!"

Macaco Simao:
Ai Jesus! Madonna e Jesus Luz não estão mais juntos! Mas o Jesus era um capeta na cama. Motivo da separação: não tinham mais o que conversar! Acabou o assunto!
Mas o Jesus era poliglota. A única coisa que ele sabia falar em inglês era "the pinto is on the table!". Madonna: "Jesus, o que você está achando da situação no Haiti?". "The pinto is on the table." "Jesus, e o que você está achando da atuação do Obama?" "The pinto is on the table." "E da minha bolsa Vuitton?" "THE PINTO IS ON THE TABLE!" Rarará!!

 

\"\"

Últimas Postagens