00:00:00

SURTO DE DIÁRREIA

Sesau coleta amostras de água na Raposa


Sesau coleta amostras
de água na Raposa

 Rebeca Lopes/Sesau

Técnicos do Departamento Estadual de Saúde Ambiental coletaram amostras de água na comunidade da Raposa, no município de Normandia. A ação aconteceu durante o primeiro Mutirão de Saúde, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), nesta sexta-feira, 28.

No mês de novembro, a comunidade teve um surto de diarréia, sendo registrados dois óbitos em crianças com menos de cinco anos de idade.  À época, equipes do departamento coletaram amostras.

A primeira amostra detectou que a qualidade microbiológica da água não estava dentro dos padrões de consumo, conforme prevê a Portaria nº 514/04, do Ministério da Saúde. Durante o Mutirão de Saúde, os moradores receberam orientações sobre o manuseio e armazenamento do produto.

De acordo com a diretora do Departamento Estadual de Saúde Ambiental, Celeste Gama, a proposta é fazer o monitoramento de dois em dois meses. “A água será analisada no Lacen (Laboratório Central de Roraima), e resultado deverá sair em uma semana”, informou ela.

Distribuída por encanação, a água que abastece o local vem das serras. Mas como de costume, várias casas têm o tradicional poço, o que requer cuidados. Além da coleta e orientações, foram distribuídos hipoclorito de sódio, que serve para desinfetar e inativar microorganismos que possam distribuir doenças diarréicas.

Últimas Postagens