00:00:00

AUTORIZAÇAO

Comitê de Queimadas define calendário


Comitê de Queimadas define calendário

O calendário para emissão de autorização de queima, proposto pela Femact (Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia), Corpo de Bombeiros e Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) foi aprovado ontem pelas instituições que compõem o Comitê de Queimadas. O encontro aconteceu na sala de reunião do Gabinete Emergencial da Defesa Civil, no Corpo de Bombeiros.

A presidente da Femact, Luciana Surita, explicou que o calendário, além de determinar as datas para que o produtor rural solicite a emissão de autorização de queima, é uma maneira de legalizar o produtor.

Conforme Luciana, a idéia é emitir a autorização de queima no município, já que o produtor rural tem dificuldade de se deslocar até a Femact, o que facilitará todo o processo para emissão do documento.

Ela comentou que, dessa maneira, os técnicos poderão acompanhar a queima do lote, de forma controlada, o que evitará a propagação do fogo. Luciana ressaltou ainda que a autorização de queima será emitida somente para o produtor que estiver legalizado.

Quanto a situação climática em que se encontra o Estado de Roraima, a presidente da Femact disse que é extremamente preocupante devido a estiagem que vem ocorrendo e que, de acordo com o boletim climático do SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia), irá até abril.

Calendário – O calendário para emissão de autorização de queima ficou da seguinte maneira: no mês de fevereiro são os seguintes municípios: Cantá (Vila Félix Pinto), dias 05 e 06; Mucajaí (Região do Apiaú), dias 12 e 13; Caroebe, dia 12, São Luiz do Anauá, dia 13; São João da Baliza, dia 14; Rorainópolis, dia 15; Alto Alegre, dias 19 e 20; Amajarí (Trairão), dias 24, 25 e 26.
No mês de março, a ação começará pelo município de Bonfim (Vila São Francisco), dias 05 e 06; e Pacaraima, dias 12 e 13.

 

Últimas Postagens