00:00:00

Cristo Redentor será restaurado

Reforma vai durar até junho. Visitação ao monumento não será interrompida.


Restauração do Cristo Redentor começa esta semana e vai custar R$ 7 milhões

 

Patrimônio nacional e também uma das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor, que tem quase 70 anos, será restaurado. O custo da reforma ficará em R$ 7 milhões. A previsão é que as obras tenham início até o fim desta semana e durem até junho.
Símbolo do Rio de Janeiro, o monumento não será fechado à visitação neste período. Mas, por motivos de segurança, o Cristo será coberto por uma tela transparente. 

A restauração será custeada pela mineradora Vale, que assinará um acordo com a Arquidiocese do Rio ainda nesta terça-feira (26), com a presença do Arcebispo Dom Orani. O compromisso prevê ainda a manutenção e conservação da estátua e da área do platô até 2015.

Segundo a empresa, um estudo realizado no monumento detectou perda do mosaico de pedra-sabão que reveste a estátua, algumas pequenas rachaduras, desnível de rejuntes e também manchas de umidade. 
 
Patrimônio nacional
Em dezembro de 2009, o Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional.
O monumento, de 38 metros de altura - localizado no Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca - foi inaugurado em 1931. Seu tombamento provisório estava em vigor desde 2008.
 O projeto foi do engenheiro Heitor da Silva Costa. Quem desenhou a estátua foi o artista plástico Carlos Oswald, e seu escultor foi o francês de origem polonesa Paul Landowski.
 A estátua, feita de pedra-sabão, foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo no dia 7 de julho de 2009.

Últimas Postagens