00:00:00

Em Brasília

Mais de 700 pessoas
beneficiadas pelo TFD


Mais de 700 pessoas
beneficiadas pelo TFD

De acordo com o relatório da Representação do Governo de Roraima, em Brasília, nos dois últimos anos, 707 pessoas - entre pacientes e acompanhantes – foram beneficiadas pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD). As maiores demandas foram nas especialidades de cardiologia, ortopedia, urologia e buco-maxilo, totalizando mais da metade dos atendimentos.

As demais especialidades atendidas foram: cirurgia vascular; hemato-infectologia; oncologia; nefrologia; urologia; neurocirurgia; oftalmologia; coloproctologia; neurologia; pneumologia e endocrinologia.

O Hospital Universitário de Brasília (HUB), Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor, Instituto do Coração (INCOR) e o Hospital de Base do Distrito Federal são as unidades com maiores atendimentos prestados aos pacientes que viajam a tratamento.

 O TFD é emitido somente quando esgotam todas as possibilidades de atendimentos no domicilio do paciente. “A pessoa é atendida por um especialista, que solicita um determinado atendimento, e caso não seja oferecido no Estado, uma junta médica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) é que avalia a necessidade de emissão de TFD”, explicou o gerente do Núcleo de TFD da Sesau, Nasser Lauriano.

Ainda conforme o gerente, os pedidos de tratamento fora do Estado somente podem ser garantidos, quando há vagas nos hospitais da cidade de destino.

PACIENTE
Pela segunda vez beneficiada com TFD em Brasília, a funcionária pública, Edinalva Castelo, 40, esteve ano passado na capital federal para reconstrução da bexiga. ”O atendimento foi essencial para suprir minhas necessidades em outra cidade durante o tratamento. Fui assistida pela Representação do Governo de Roraima que acolheu a mim e minha acompanhante durante minha permanência em Brasília, por meio de transporte, hospedagem e refeições”, comentou. A previsão de retorno da paciente é maio deste ano, após ela passar por uma avaliação da junta médica da Sesau.

Os pacientes e acompanhantes em Brasília, são custeados pelo Convênio do Fundo Estadual de Saúde de Roraima, que oferece hospedagem, alimentação (café da manhã, almoço e jantar) e ajuda de transporte do aeroporto para pousadas conveniadas e hospitais.

ATIVIDADES
Todos os pacientes encaminhados a Brasília, por meio de TFD, são acompanhados por assistentes sociais da Unidade de Assistencial Social (UAS), da Representação de Roraima em Brasília, durante as primeiras consultas nas unidades hospitalares. E pelo menos, quatro vezes por semana, os pacientes recebem visitas dos assistentes sociais durante o tratamento ou internação, uma forma desses profissionais ajudarem na recuperação física e mental desses pacientes.

A equipe da UAS de Brasília é formada por sete servidores, sendo um gerente, dois psicólogos, três técnicos administrativos e um motorista.
 

Últimas Postagens