00:00:00

Saúde

Em dois anos, 343 pessoas
beneficiadas pelo TFD


Em dois anos, 343 pessoas
beneficiadas pelo TFD

 

Marcos Macêdo/Sesau

 

No somatório dos anos de 2008 e 2009, a representação do Governo de Roraima no Amazonas recebeu 343 pacientes para Tratamento Fora de Domicílio (TDF). A maior procura foi para procedimentos oncológicos – tratamento de câncer em geral.

 

O relatório revela que, apenas no ano de 2008, foram atendidos 228 pacientes de TFD em Manaus. Desses, 181 foram de consultas médicas feitas pela primeira vez e 47 de retornos pré-marcados pelo hospital e pacientes de emergências. Além de três traslados de pacientes que foram a óbito.

 

Em percentual, a especialidade em oncologia ocupou 60% dos TFDs atendidos no ano de 2008, os outros 40% estão divididos na especialidade em reumatologia, endocrinologia, ortopedia, neurologia, urologia e oftalmologia.

 

Já no ano passado, 115 pacientes foram beneficiados com o TFD no Estado vizinho, tendo sido 140 consultas de primeira vez e 15 retornos. A especialidade dominante foi oncologia (99%).  Foram feitos ainda sete traslados de óbitos.

 

O Setor de Saúde da Representação do Governo de Roraima em Manaus é formado por uma equipe composta por cinco profissionais: um coordenador; uma assistente social; uma bioquímica e dois motoristas.

 

PACIENTE

Andeise Vasconcelos, 40 anos, é um exemplo desses pacientes beneficiados com o TFD em Manaus. Após diagnosticar um câncer de mama no lado esquerdo, ela foi encaminhada para a capital amazonense no dia 21 de abril do ano passado e retorno no dia 15 de julho.

Durante a permanência na cidade, Andeise fez o primeiro tratamento da doença por meio de Radioterapia. Ela deverá retornar a Manaus ainda este mês, após uma avaliação da junta médica da Sesau.

“Deu tudo certo, foi bem tratada no hotel e pelo coordenador e assistente social da Representação do nosso Estado. Nenhuma sessão foi cancelada e nem adiada. Espero retornar para continuar o tratamento”, adiantou.    

 

DIREITOS

O beneficio do TFD em Manaus, garante ao paciente e o acompanhante a hospedagem em hotel com direito ao café da manhã, almoço e jantar durante a permanência na cidade, além de deslocamento do hotel ao hospital e de volta ao hotel, rodoviárias ou rotas intermediárias conforme necessidade do paciente – em um carro de categoria VAN – e passagem aérea ida e volta, sendo 30 dias, o tempo máximo de ajuda de custo.

 

O TFD é garantido pela Portaria 55, da Secretaria de Assistência à Saúde, do Ministério da Saúde (MS). Têm direito ao beneficio as pessoas que precisam de atendimento médico ou tratamentos não oferecidos no próprio domicílio.

Últimas Postagens