00:00:00

Agricultura

Fórum estadual é aberto


Anchieta abre fórum de secretários municipais de

Jailton Cordeiro/Seapa

Começou nesta sexta-feira (15) o I Fórum Estadual de Secretários Municipais de Agricultura. A abertura aconteceu pela manhã, no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com a presença do governador Anchieta.

O encontro prossegue até sábado (16), quando as discussões irão formatar a “Carta dos Secretários” contendo informações que serão aplicadas no desenvolvimento de políticas publicas para o setor agrícola.

O evento é uma estratégia do Governo de Roraima para unificar as ações que serão implementadas em 2010 para alavancar o setor agrícola, tanto na produção em larga escala quanto na agricultura familiar.

O governador Anchieta lembrou a importância dos investimentos em infraestrutura que vão possibilitar o plantio de 17 mil hectares de grãos em 2010 em área de lavrado. Ele citou o investimento que o governo está promovendo para asfaltar estradas a exemplo da Vila do Apiaú e do anel de Alto Alegre ao município de Mucajai que vai facilitar o escoamento da produção de grãos e a vida do pequeno produtor que trabalha na agricultura familiar.

“Estamos investindo no asfaltamento destas estradas que serão pontos de escoamento da produção agrícola. Até o final do ano vamos concluir a ligação do município de Alto Alegre a Mucajai  contribuindo para facilitar a vida do homem do campo”, explicou.

O governador garantiu ainda que o projeto para a construção da hidrelétrica de Contigo já está pronto e os recursos garantidos. Dentro do projeto de investimentos no setor energético o governador ainda garantiu a revitalização da Usina de Jatapú, construída em 1992 no governo de Ottomar Pinto.

“A usina de Contigo será construída e vamos buscar a parceria necessária com a nossa bancada federal para garantir este projeto. Também vamos revitalizar a usina de Jatapú que foi construída pelo governo Ottomar, mas não recebeu nenhum investimento dos governos que o sucederam. Com estes projetos concluídos vamos triplicar a capacidade energética do Estado, dando ao pequeno e ao grande produtor as condições necessárias para garantir os seus investimentos no setor agrícola”, concluiu Anchieta.

O secretário de Agricultura, Eugenio Thomé destacou o momento como histórico para o setor agrícola no Estado. Ele afirmou que está será uma discussão democrática e participativa onde os gestores municipais vão poder apontar as necessidades e potencialidades de cada município para que os investimentos possam ser feitos de forma correta.

“Não podemos como gestor da agricultura estadual querer impor o que os municípios devem fazer para desenvolver o setor agrícola. Se o Caroebe tem um potencial para o plantio de banana devemos ajudar a melhorar a sua capacidade técnica nesta cultura. Se o Cantá tem potencial na cultura do abacaxi vamos ajudá-los a melhorar o plantio desta fruta. O governador Anchieta determinou que o fórum crie este canal de comunicação que irá se transformar em um documento para traçarmos a nossa atuação atacando as potencialidades e carências de cada município”, destacou.

PARCEIROS – Além dos secretários municipais e prefeitos e entidades do setor, o Fórum conta com a participação de representantes de órgãos nacionais ligados ao setor agrícola e ambiental como os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), das Minas e Energia (MMA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Federação de Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Os organismos estaduais envolvidos no evento são a própria Seapa, o Instituto de Terras de Roraima (Iteraima), Fundação do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Femact) e Agência de Defesa Agropecuária (ADERR). Também participam o Banco do Brasil, Banco da Amazônia.

Ao final do evento será redigida a “Carta dos Secretários”. O documento será assinado por todos os gestores municipais e trará informações importantes para que o governo do Estado possa investir nos crescimento do setor agrícola.

PALESTRAS – No sábado o evento terá uma série de palestras alternativas que servirão para orientar os secretários sobre os programas de governo que a Seapa oferta ao setor agrícola.

Estarão em discussão temas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que será abordado pelo engenheiro agrônomo e diretor do DEAC/Seapa, Samuel Carlos de Santana. Também estarão em discussão os programas Frango colonial, Ovinos e Caprinos, Piscicultura, Apicultura, Açudagem e Sementes, com exposição a cargo de Fábio Maia, diretor do Depag / Seapa, a Importância da Assistência Técnica e Extensão Rural para o Desenvolvimento Rural Sustentável com Ailton Rosa Santana, diretor do Dater/Seapa.
 

Últimas Postagens