00:00:00

TV Ativa

Anchieta responde perguntas de telespectadores


Anchieta responde perguntas de telespectadores

Bárbara Carvalho/Secom

O governador Anchieta foi entrevistado na manhã desta terça-feira (12) no programa Bom Dia Cidade da TV Ativa. Anchieta respondeu as perguntas feitas por telespectadores sobre educação, segurança pública, saúde, energia, relações internacionais, composições políticas e casas populares em Roraima.
O Chefe do Executivo disse que 25% do orçamento do estado são dedicados à educação e que as ações prioritárias nesse setor são a melhoria na rede física, investimento na frota escolar, qualidade da merenda e capacitação profissional.
“Fizemos a entrega do fardamento escolar na capital e faremos também no interior. Tenho certeza que com essas ações podemos melhorar o ensino no estado”, comentou o governador. Em relação à segurança pública declarou que foram feitos investimentos em infraestrutura, equipamentos e capacitação nas polícias militar e civil para garantir a tranquilidade das famílias roraimenses e amenizar os problemas ocasionados nessa área.
Sobre concursos, ele afirmou que a necessidade é eminente, porém o governo precisa de recursos para realizá-los. O governador anunciou que está sendo aprovado o plano de cargos e salários do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima) para a seleção ainda esse ano.
Para a saúde, Anchieta destacou o avanço que vem ocorrendo desde 2005 com o então governador Ottomar Pinto recuperando a infraestrutura do Estado. “O foco este ano é investir na capacitação de profissionais e na compra de medicamentos para evitar a falta de material, além do cuidado no Tratamento Fora de Domicílio (TFD)”.

COMPOSIÇÕES POLÍTICAS – “Vou continuar trabalhando da mesma forma do início do mandato, pois não governamos sozinhos, precisamos de parceiros para o desenvolvimento do estado”, dissse. O governador enfatizou que se for necessário alianças e aproximações para o bem da população, as composições políticas irão continuar.
“Nunca nos aproximamos tanto com os outros países, tanto com a Guiana quanto com a Venezuela, como hoje e essa aproximação é de grande crescimento para o estado. Já foi determinado pelo Itamaraty que o encontro bilateral seja realizado em Roraima”, falou Anchieta sobre as relações internacionais entre a tríplice fronteira.

Sobre o empréstimo de ampliação do sistema de esgotamento sanitário otimização e ampliação do sistema de abastecimento de água de Boa Vista, ambos a serem gerenciados pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), o governador garantiu que essa política de contrair financiamento para obras de infraestrutura é fundamental e que não inviabilizam o Estado, pelo valor e prazo de pagamento.

Questionado sobre as casas populares, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ele explicou que já foram feitos 40 mil cadastros e estão disponibilizadas duas áreas para construção das casas. “Começaremos com os dois terrenos e estamos esperando que o governo federal libere o dinheiro para conclusão da obra. Vamos pleitear mais recursos para comprar mais terrenos e atender toda a necessidade da população”.

Para o ano de 2010, o governador discursou que vai “lutar mais do que nunca para que possa ser feita a construção da hidrelétrica de Cotingo e trazer a segurança da matriz energética”. Anchieta garantiu ainda que foi enviado um ofício para o ministro das Minas e Energias,Edison Lobão, para a Eletronorte cobrir a deficiência no racionamento de energia elétrica em Roraima decorrente de problemas de abastecimento na Venezuela, por meio do complexo de Guri.
 

Últimas Postagens