00:00:00

Pedido de perdão

José Roberto Arruda admite ter cometido erros e diz ter perdoado todos os que o insultaram com o Demsalão


 Arruda pede perdão. E perdoa

Numa das raras aparições públicas desde o escândalo provocado pelas denúncias da Operação Caixa de Pandora, que vieram a público há 42 dias, o governador José Roberto Arruda (sem partido), disse ontem que perdoa todos os que o criticaram, como forma de também ser perdoado por todos os seus pecados. Foi um discurso de 25 minutos e 31 segundos, na posse dos novos diretores de escolas públicas, realizada no Centro Administrativo de Taguatinga, o Buritinga. “Eu quero dizer a vocês, de coração mesmo, que eu já perdoei todos os que me agrediram. Eu perdoo, a cada dia, aos que me insultam. Eu entendo as suas indignações pelas forças das imagens. E sabem por que eu perdoei? Porque só assim eu posso também pedir perdão dos meus pecados”, afirmou.
No pronunciamento, Arruda tentou mais uma vez justificar as imagens em que aparece recebendo dinheiro das mãos do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa. As imagens que abateram a sua candidatura à reeleição foram registradas em 2005, quando o hoje governador era deputado federal e Durval exercia o cargo de presidente da Codeplan(1).
 
DELEGAÇÃO
Arruda responsabiliza o ex-governador Joaquim Roriz pela iniciativa de Durval em procurar o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para registrar em depoimentos denúncias sobre a existência de um suposto esquema de corrupção que envolveria desvios de recursos de contratos de prestação de serviços e pagamentos para deputados da base aliada. Arruda tem dito que a delação de Durval, presidente da Codeplan durante os dois últimos governos de Roriz, foi arquitetada para tirá-lo da campanha deste ano. Arruda seria candidato à reeleição e, segundo pesquisas de opinião analisadas por sua equipe, estava à frente na disputa pelo Executivo.
 
O governador também aproveitou o público para novamente sustentar que o dinheiro recebido de Durval foi registrado na Justiça Eleitoral.(2) “Tento dizer há 40 dias que aquele dinheiro que recebi dois anos antes de ser governador foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral. Não ouvem. Mas eu sei que o tempo, senhor da razão, irá explicar à sociedade por que essas pessoas se voltaram contra mim”, disse. E acrescentou: “Eu sei. Porque não conseguiram repetir no meu governo o que faziam antes”.
 
Indiretamente, Arruda ainda explicou por que manteve Durval em seu governo nos últimos três anos. “Talvez, ingenuamente, permiti que esses interesses contrariados ficassem tão próximos de nós. Devo também ter cometidos erros, é claro”, afirmou.
 
MEGA-SENA
O tom do pronunciamento foi mais sério do que na última aparição de Arruda, na terça-feira, quando, em reunião com o secretariado, ele falou sobre o prêmio da Mega-Sena. Em entrevista a uma emissora de TV no dia anterior, um gari dissera acreditar que Arruda seria o ganhador do grande prêmio de R$ 72 milhões sorteado em 31 de dezembro. “Hoje em dia, sou culpado até da Mega-Sena”, comentou o governador na reunião, de forma descontraída. A repercussão dessa declaração foi negativa.

Últimas Postagens