00:00:00

2010

Primeiro roraimense é um menino


O primeiro nascimento do ano em Roraima aconteceu aos 43 minutos desta sexta-feira, dia 1º de janeiro, no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). Com 49 centímetros e 3 quilos e 59 gramas, o menino do sexo masculino nasceu de parto normal e se chama Isac.

A criança é o segundo filho de Luciane Rocha da Silva, 20 anos, que mora no município de Caracaraí (RR). Ambos passam bem e deverão ter altas em 48 horas.

“Eu não esperava que meu filho fosse o primeiro a nascer no ano. Graças a Deus ele passa bem”, disse emocionada.

O segundo bebê nascido neste ano é de Karina Rodrigo. A criança é do sexo feminino e nasceu de parto cesária às 3h16 com 3 quilos e 61 gramas e 51 centímetros. As duas passam bem.

Até o meio dia de hoje, nasceram quatro bebês na Unidade. Para a diretora da Maternidade, Ana Carolina Brito, a primeira noite de atendimentos em partos foi tranqüila e teve um registro abaixo da média normal de atendimentos diários, 25 partos. “Conseguimos atender as mães que estavam em trabalho de parto com sucesso. Isso é uma prova que a maternidade, única do Estado, está trabalhando para conquistar um dos principais objetivos que é atender a todos com menos sofrimento”, disse.

O secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Salomão, destacou a importância em conquistar a meta estabelecida pela Maternidade em reduzir o número de partos cesárias em 2010.

“A Maternidade está comprometida em reduzir pelo menos 3% ao ano o número de partos cesárias. Embora o Ministério da Saúde não preconize uma porcentagem específica vamos trabalhar com esta meta”, disse.

PRESENTES

O governador do Estado, José de Anchieta, esteve durante a manhã de hoje na maternidade para parabenizar a mãe do primeiro bebê nascido em 2010 e entregou um enxoval de presente para o recém nascido. Os outros dois primeiros bebês nascidos também foram presenteados com um enxoval.

Na oportunidade, Anchieta visitou outras mães e bebês que aguardam alta médica nos leitos da Unidade. As crianças foram presenteados com bonecas, carrinhos e bolas.

PARTOS

Somente até novembro deste ano, foram feitos 2.726 partos cesárias. De janeiro a dezembro do ano passado, foram realizados 2.835.

Já os partos normais representam mais de 60% dos nascimentos registrados pela maternidade. Foram 4.414, até novembro deste ano, e 4.892 durante o ano de 2008.

      INVESTIMENTOS

Este ano, o HMI teve sua estrutura ampliada, adequando-se às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Sanitária (Visa). Mais espaço na lavanderia e na Central de Material e Esterelização (CME), além de 13 leitos novos. Também fez parte da recomendação, que a UTI Neonatal fosse modernizada, com novos equipamentos. Para isso, o HMI recebeu oito incubadoras, aumentando sua capacidade

Últimas Postagens