00:00:00

Saúde

Em três anos, HGR realiza mais de 11 mil cirurgias eletivas


Em três anos, HGR realiza mais de 11 mil cirurgias eletivas

O Hospital Geral de Roraima (HGR) tem avançado na realização de cirurgias eletivas – as que são agendadas mediante encaminhamento médico. Nos últimos três anos foram 11.348 procedimentos nas mais diversas especialidades. As cirurgias gerais (3.963), ortopédicas (2.247) e urológicas (1.425) lideraram os números.

No apanhado anual, até o mês de novembro deste ano, o HGR realizou 3.912 cirurgias. Em relação ao ano passado (3.583), o aumento foi de 9%, e comparado ao ano de 2007 (3.427) foram 14% de acréscimo.

Este ano, as cirurgias gerais somaram 1.317 procedimentos, seguido das cirurgias ortopédicas, com 760; urológicas, com 537; oncológicas, com 293, vascular e cirurgia plástica, com 234 e 201, respectivamente.

Todo esse processo inicia-se nos postos de saúde (rede básica). O paciente é atendido por um clínico geral, que identifica a necessidade, por meio de exames, de ser encaminhado a um médico especialista.

O segundo passo é ser encaminhado ao Hospital Coronel Mota (HCM), onde se concentra as especialidades clínicas da rede pública de saúde. A partir da consulta com o especialista, é identificada a necessidade da intervenção cirúrgica.

Só então que o paciente é encaminhado ao HGR para marcar a cirurgia eletiva, mediante encaminhamento médico. A cirurgia é marcada e segue a ordem de agendamento. O paciente é internado 24 horas antes do procedimento. Logo após a intervenção e o prazo para alta, que varia de acordo com a cirurgia, a pessoa é encaminhada ao HCM para avaliação e o acompanhamento é feito na unidade básica de saúde, de responsabilidade do município.

OUTRAS AÇÕES
Também para oferecer um serviço de qualidade, o Hospital Geral de Roraima passou por diversas reformas e adequações este ano, a exemplo do Bloco C que foi reestruturado e possibilitou a habilitação, pelo Ministério da Saúde, da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Essa reforma contemplou a parte hidráulica, elétrica, pintura e sinalização, outras reformas nesse setor estão previstas para 2010, a fim de credenciar o Estado no serviço de radiologia. Hoje os pacientes de câncer já podem fazer quimioterapia no HGR.

A lavanderia também está passando por adequações na estrutura física e na substituição de equipamentos, na intenção de atender as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outros setores como o necrotério, também passam por reformas. Os corredores estão sendo sinalizados e ambientados.

Além disso, o HGR também investiu em capacitação profissional ao longo do ano de 2009. A cada mês foram realizadas duas oficinas, treinamentos ou capacitações, contemplando todos os servidores da saúde e da área administrativa da unidade.

Últimas Postagens