00:00:00

Meio Ambiente

Femact realiza operação no Baixo Rio Branco


Femact realiza operação no Baixo Rio Branco
 
Uma equipe formada por seis fiscais da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Femact), e quatro policiais militares, realizou uma ação para coibir o tráfico de quelônios e a pesca ilegal na região do Baixo Rio Branco.

De acordo com o chefe da Divisão de Fiscalização da Femact, Pedro Milton, a operação, que foi encerrada no último dia 23, durou cerca de 30 dias. “Este é o período em que os quelônios estão subindo para desovar, o que ocorre quando as águas do rio estão baixas. O Baixo Rio Branco é um dos lugares que têm um dos maiores problemas com tráfico desses animais, que são capturados na maioria das vezes por pescadores do Amazonas para serem comercializados naquele Estado”.

Milton destacou que o lucro fácil com a venda dos animais, que chegam a ser vendidos por R$ 500,00 nessa época de final de ano, onde muitas pessoas têm a cultura de consumi-los, chama a atenção de muitos pescadores.

“Mas é bom repetir que o tráfico de tartarugas e tracajás é ilegal, é um crime, onde cada animal gera multa de R$ 5 mil. Além disso, quem for pego praticando esse crime vai responder administrativamente na Femact, no Ministério Público Estadual e na Delegacia de Polícia”, lembrou Milton.

Segundo Pedro, essa operação teve um caráter mais preventivo e de educação ambiental. Pescadores que estavam sem a carteirinha de pesca e com suas embarcações sem o devido registro, exigido pela lei de pesca, foram advertidos.

“A intenção é em 2010 realizarmos operações como essa com mais freqüência, colocando a Femact com uma presença mais constante na região, buscando inibir a prática desses crimes ambientais”, disse.

Últimas Postagens